Animais, flores, vegetais, caricaturas… Um dos mais completos artistas do século 19, Raphael Bordallo Pinheiro deixou um legado em cerâmica que até hoje faz a alegria das casas portuguesas (e não só). As famosas andorinhas pretas que enfeitam paredes nos quatro cantos? São de sua autoria. As sardinhas coloridas e temáticas? Também. Junte a isso a coleção de louças em forma de folhas de couve, margaridas, abacaxis… e a mesa nunca mais vai ser a mesma.
Inaugurada em 1884 em Caldas da Rainha, cidade a pouco mais de uma hora de Lisboa estrategicamente localizada a meros 15 minutos da cidade medieval de Óbidos, a Fábrica Bordallo Pinheiro de faianças artísticas materializa toda a criatividade do mestre em peças que vão de bules a pratos de bolo, aparelhos de jantar a peças únicas de coleção.
Junto à fábrica, há também um pequeno museu (que só abre mediante agendamento prévio) e uma loja. Foi ela a minha mais breve e colorida descoberta.
A loja da fábrica, que há cerca de dez anos saiu das mãos da família e atualmente pertence ao grupo Visabeira (o mesmo da Vista Alegre), funciona de segunda a sábado de 10h às 19h e aos domingos, de 14h às 19h. São dois andares de pura alegria.
No primeiro piso estão as mais diversas coleções da marca, com preços semelhantes aos praticados em lojas oficiais Bordallo Pinheiro pelo país. A vantagem é a diversidade do acervo. A grande surpresa fica escondidinha no segundo piso, onde funciona o outlet.
Ali, há duas áreas distintas. Naquela dedicada aos objetos de “primeira escolha” ficam as peças de coleções passadas e aquelas desfalcadas, em pequenas quantidades. Custam 30% menos do que o preço original. Ao fundo da loja, na área da “segunda escolha”, estão as peças com pequenos defeitos (boa parte realmente imperceptível). Ali o desconto é ainda maior: 50%. Nada vai se comparar à minha alegria de ter encontrado um prato de bolo lindíssimo (e com apenas uma micro bolinha em relevo) por € 9!
O acervo varia bastante de acordo com a disponibilidade das peças. Mesmo durante o dia o entra e sai pode ser frequente. Mas, com sorte, é possível fazer uma bela pescaria e sair de lá feliz da vida. Eu, que sempre que vejo uma peça Bordallo Pinheiro sofro de urticária até comprar um bowlzinho que seja, amei descobrir este playground!