Ciprestes simétricos, castelos, vilas de pedra, igrejinhas no alto de colinas… A Toscana está carregada de clichês de encher os olhos e uma viagem de carro passa invariavelmente por muitos deles.
Há, entretanto, um cantinho nem tão óbvio assim que reúne alguns dos mais cênicos num trecho bem curtinho. Para começar, guarde este nome: San Quirico d’Orcia. Dona de menos de 3 mil felizardos habitantes, a cidadezinha é uma pérola. Poucas ruelas, predinhos de pedra com janelas em tons pastel, lojas fofas, uma igreja imponente, bons restaurantes.
Precisar nem precisava, mas ela tem ainda uma característica fundamental: uma localização ainda estratégica para pegar a tal estradinha. E como o melhor horário para as fotografias é ao nascer do sol, nada como passar a noite por aqui para se esbaldar.
Aos fatos. Se quiser aquelas fotos lindas, com direito a bruma, coloque o despertador para 6h da manhã. Deixe o café da manhã para a volta e pegue logo o carro. O nome da estradinha é SP-146 e ela serpenteia por míseros 10 quilômetros em direção a outra joia local: Pienza.
Vá com atenção olhando para os dois lados. Saindo de San Quirico, a primeira atração está do lado esquerdo da estrada, a cerca de um quilômetro de distância. É esta casa de sonhos:
Logo em frente, a uns 200 metros, vai ter uma saidinha estreita à direita e a vista vai ser esta:
A cereja do bolo está exatamente 1,5 quilômetro adiante, na entrada do Agriturismo Poderino (há placa do alojamento): Cappella della Madonna di Vitaleta:
A primeira vez que vi esta igrejinha foi na capa de um guia de viagens e eu quase infartei de vontade de encontrá-la. Na época, 15 anos atrás, não foi nada fácil, mas desta vez eu fui mais longe. Além de fotografá-la da estrada, eu coloquei o nome no waze e fui até lá. A estrada acaba numa cerca, com passagem discreta de pedestres pela lateral, e um caminho de terra leva até lá em 10 minutos de caminhada. Quase morri de emoção.
Reserve a sua hospedagem em San Quirico d’Orcia com o Booking.