Fotógrafo Steve McCurry faz homenagem tocante à Itália
O vídeo, publicado em sua conta no Instagram, mistura fotos, frases relacionadas ao país e a música "Vincerò" tocando ao fundo
Mesmo não se lembrando do nome, as chances de você conhecer o trabalho do fotógrafo Steve McCurry são grandes. É ele o responsável pelo registro da famosíssima imagem “Menina Afegã”, que foi capa da revista National Geographic.
Recentemente, o fotógrafo decidiu homenagear a Itália com um vídeo tocante, que mistura fotos de sua autoria, frases sobre o país e a música “Nessun dorma”, mais conhecida como “Vincerò” e escrita por Giacomo Puccini. Confira a seguir:
No início do vídeo, McCurry deixa uma mensagem para os italianos que diz, em tradução livre:
“Já voltei para a Itália mais vezes do que eu posso contar. Viver bem e plenamente: é essa a filosofia de vida dos italianos, e essa alegria de viver não os deixou nem mesmo nesse período. Nos últimos dois meses, o ânimo dos italianos chamou a nossa atenção e ganhou o nosso respeito. Durante o desafio mundial do Covid-19, os italianos demonstraram altruísmo e coragem ao enfrentar uma tragédia inimaginável, e não há dúvidas de que conseguiremos vencer essa adversidade. Neste momento, estou perto de todo o povo italiano. Vocês estão no meu coração”.
Em seguida, começam a passar retratos de italianos em diferentes situações, de cenas comuns do cotidiano à grandes festas tradicionais do país. As fotografias são intercaladas com frases sobre a Itália:
“Quem nunca esteve na Itália estará sempre consciente da sua própria inferioridade” – Samuel Johnson
“Você pode ficar com o universo. Só deixe a Itália para mim” – Giuseppe Verdi
“Nós somos todos viajantes que buscam a Itália” – Johann Wolfgang von Goethe
“A Itália é um sonho que continua voltando pelo resto da sua vida” – Anna Akhmatova
“Abrindo o meu coração, você encontrará gravado ‘Itália'” – Robert Browning
“Não importa o que você já ouviu falar sobre Veneza. Nada se iguala à real magnificência e esplendor de lá” – Charles Dickens
Já o refrão da música que toca ao fundo, que pertence ao último ato da ópera Turandot, não poderia ser mais representativo. O parágrafo final diz:
“Desapareça, ó noite! Esvaneçam, estrelas!
Esvaneçam, estrelas! Ao amanhecer, eu vencerei!
Vencerei! Vencerei!”
Enquanto não é possível visitar a Itália, a VT fez uma seleção de conteúdos sobre o país. Confira aqui.