Em São Paulo, cursos ministrados por imigrantes levam a gente a viajar sem sair da cidade

Quem disse que a gente precisa botar uma mochila nas costas para conhecer o mundo? Dá para fazer isso sem sair de São Paulo (SP). É só ficar de olho nos cursos que imigrantes estão ministrando na Migraflix.
Criada há menos de um mês pelo jornalista brasileiro Rodrigo Borges Delfim e pelo empreendedor argentino Jonathan Berezovsky, a Migraflix é uma plataforma de workshops ministrados por imigrantes para brasileiros. Apoiada pelo Social Good Brasil, o objetivo é aproximar as culturas e romper com estereótipos em relação aos estrangeiros que vivem no país. No momento, é possível se inscrever em três cursos:
- Sabores de Casablanca, com a chef marroquina Bouteina Sakhi, que vai ensinar receitas do Marrocos;
- Introdução à literatura argentina, com a professora Maria Lujan Tubio (o foco é em Jorge Luis Borges e Julio Cortázar);
- A Síria sobre a mesa, com Talal Al-Tinawi. Ele, que é engenheiro mecânico e adora cozinhar, vai ensinar a fazer homus e falafel, dois pratos típicos do país que anda enfrentando uma grave crise de emigração.
Cada curso custa R$ 90, sendo que 80% do valor é revertido diretamente para o imigrante. E corra: as aulas começam no dia 20 de setembro.
Não vai dar tempo? Não se preocupe. Rodrigo conta que ele e Jonathan estão planejando cursos sobre a culinária da região oeste da África, além de workshops de dança, música e artesanato, ministrados por professores de diversas partes do mundo. Fique de olho nas novidades no site.
Siga-me no Instagram: @ludmillabalduino