A gente curte Cambury, Maresias, Barra do Una… Mas às vezes é bom se poupar um pouco do trânsito da Rio-Santos.
Melhorias urbanísticas, boa comida e natureza bruta fazem de Bertioga uma ótima opção, é o Litoral Norte mais perto, menos tempo vendo os “seres de luz” ultrapassando pelo acostamento. Nada contra a Riviera de São Lourenço, mas aqui é um lance mais roots.
1. Cia. Do mar
Os quartos do hotel são espaçosos e algumas unidades possuem varanda de frente para a praia. O lazer inclui aluguel de bikes, massagem (paga à parte) e quadra de squash. O café da manhã é servido numa sala com vista para o mar da Enseada.
> Avenida Tomé de Sousa, 2267
2. Dalmo Bárbaro
Aberto em 1968 à margem da rodovia pelo Seu Dalmo, o restaurante tem ambiente mais rústico e informal do que as unidades do Guarujá e da capital, recém-inaugurada nos Jardins. Tente uma mesa na agradável varanda cercada pelo verde. Para dois, o prato aclamado não é dos mais baratos: são necessários R$ 193 para arrematar o filé de pescada-cambucu grelhado com alcaparra na manteiga e guarnecido de batata sautée.
> Rio-Santos, km 233
3. Dona Abobrinha
Em seu restaurante, que ocupa uma sobreloja com gostosa varanda, a simpática Rute Perez, 82 anos, monta um bufê por quilo de receitas vegetarianas e veganas, sem ovos ou derivados de leite – os pratos mudam a cada dia.
> Avenida Anchieta, 412, Centro, 13/3317-5304
Mais Demônio: 6 restaurantes a até uma hora da capital
4. Enseada
Praia central, com faixa de areia larga e plana. O projeto de reurbanização, assinado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, coloriu e deu nova vida ao calçadão, agora com equipamentos de lazer e paisagismo. Além da orla, melhorias urbanísticas na avenida de acesso ao Centro têm facilitado a mobilidade.
5. Escuna Até Iporanga
O passeio de 90 minutos leva à porção mais bela e exclusiva da região: as praias da Serra do Guararu. As embarcações partem da balsa e costeiam o litoral até Iporanga, onde há pausa para banho em alto mar. Saídas aos sábados e domingos, a cada duas horas, entre 10 e 16 horas. Aqui você descobre como ir.
6. Forte De São João
Edificado a mando de Martim Afonso de Sousa em 1532 – os portugueses queriam proteger as vilas tomadas de ataques dos índios Tupinambás –, ainda conserva as paredes originais. É considerado o mais antigo do Brasil e guarda velharias como uma armadura medieval, arcabuzes e capacetes.
> Avenida Tomé de Souza, 13/3319-8000; grátis
Mais Demônio: De carro pelas águas
7. Keiko Sushi
Caso raro de restaurante japonês à beira de estrada, bom para escapulir do congestionamento. Tem salão climatizado, com cortina de origami, lago de carpas e combinados de sushi e sashimi. Menção honrosa ao tempurá de legumes e camarão.
> Rio-Santos, km 229, 13/99713-0114
8. Parque Das Neblinas
Reserva da Suzano Papel e Celulose, encravada na Serra do Mar, com trilhas guiadas pela Mata Atlântica. A mais bonita passa pelo Rio Itatinga e chega a um mirante com vista para o mar. Há ainda a canoagem pelo Itatinga e observação de orquídeas. É preciso agendar. Fica no distrito de Taiaçupeba, já no perímetro geográfico de Mogi das Cruzes, e os oito quilômetros pré-chegada são na terra.
> 11/4724-0555
9. Pastel Do Trevo
São 30 centímetros de massa com recheio farto que valem por uma refeição – a partir de R$ 13. Há filial no km 226 da mesma Rio-Santos (SP-055), sentido Guarujá.
> Trevo de Bertioga, km 223
10. Riviera Bertioga
A construção da pousada é modernosa. Os 26 apês têm boa conservação, mas o melhor é a localização: para atingir as areias, no canto da praia do Indaiá, bastam alguns passos. O almoço está incluso na tarifa.
> Rua Manoel Ruas Peres, 74