Imagem Blog Comer & Beber em São Paulo Um prato feito com as novidades e os clássicos da gastronomia paulistana. Para quem está de passagem ou moradores de uma vida. É só se servir! Por Arnaldo Lorençato, crítico de restaurantes da VEJA SÃO PAULO.
Continua após publicidade

O cachorro-quente da chef número 1 do mundo e outros sandubas campeões

Na seleção de lanchonetes, confira pedidas para um um lanche feliz na capital paulista 

Por Iracy Paulina / Edição: Arnaldo Lorençato
4 abr 2024, 18h00
Qui o Qua: o campeão de pedidos na casa da Barra Funda é o maiale, servido no panini
Qui o Qua: o campeão de pedidos na casa da Barra Funda é o maiale, servido no panini (Paolo Ribeiro/Divulgação)
Continua após publicidade

Entre um programa e outro pela capital paulista, nada mais prático do que fazer uma paradinha técnica para tomar um lanche e matar aquela fominha do momento, não é mesmo? No generoso cenário gastronômico da paulicéia, esse pit stop para uma refeição rápida pode se transformar em uma experiência saborosíssima. E com um leque variado de opções que atende a todos os gostos. 

A cidade é tão incrível, que tem até um cachorro-quente feito por Janaína Torres, que acaba de ser eleita A Melhor Chef do Mundo pelo ranking internacional The World’s 50 Best Restaurants. Essa maravilha é encontrada no Hot Pork, em pleno centro de São Paulo.

Se você é do hambúrguer, um lugar imbatível é o Z Deli Sandwiches, vencedor da categoria no guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023 e outras seis vezes. Quem gosta de novidade pode rumar para o Mapu Baos e Comidinhas (terceiro colocado na categoria melhor de refeições rápidas na mesma edição do guia), que faz sandubas caprichados no bao, o pãozinho da moda. 

Essa lista é reforçada pelos sandubas de outras boas lanchonetes selecionadas pelo guia: Frevo, Ixe — Sanduíches & Drinks, Matilda Lanches, Qui o Qua e Tosquinho Lanches.

Para orientar a escolha, basta conferir a seguir as delícias que cada uma dessas casas apresenta no cardápio. 

Frevo

Rua Oscar Freire, 588 – Jardim Paulista – (11) 3082-3434 – Mais dois endereços – Instagram: @frevolanches

A lanchonete quase septuagenária, com matriz instalada em uma das ruas mais badaladas da cidade, no Jardim Paulista, é famosa por seus beirutes, disponíveis em diversos sabores. O mais procurado leva recheio de rosbife feito na casa, queijo prato derretido, tomate e orégano. 

Continua após a publicidade
Frevo: o rei dos beirutes
Frevo: o rei dos beirutes (Mario Rodrigues/Veja SP)

Hot Pork

Rua Bento Freitas, 454 – Centro – (11) 3129-8735 – Instagram: @hot.pork

Especializado em cachorro-quente, este é mais um dos empreendimentos de Jefferson Rueda e Janaína Torres (eleita pelo @theworlds50best A Melhor Chef do Mundo). Cheia de personalidade, a versão que leva o nome da casa tem salsicha de marca própria (que pode ser a tradicional, a defumada ou a vegana) no pão de batata, mais picles de cebola-roxa e de pepino, ketchup com maçã e mostarda com tucupi, maionese com limão e salsinha.

Hot Pork: o carro-chefe criado pela chef número 1 do mundo
Hot Pork: o cachorro-quente criado pela chef número 1 do mundo (Alexandre Batti/Veja SP)

Ixe — Sanduíches & Drinks

Rua Cotoxó, 404 – Pompeia – (11) 99739-5185 – Instagram: @ixesanduiches

Continua após a publicidade

No pequeno imóvel de esquina com amplas janelas, brilha uma seleção de sandubas dos bons. Um dos campeões é o de rosbife feito na casa, combinado com picles de pepino agridoce, cebola-roxa e molho tártaro, abraçado por duas fatias de pão de fermentação natural. E para quem evita proteína animal, tem o beirute de abobrinha grelhada no pão sírio, com homus de beterraba, queijo, picles de cebola-roxa e de pepino, maionese e rúcula.

Ixe: o beirute de abobrinha é a pedida para quem não come carne
Ixe: o beirute de abobrinha é a pedida para quem não come carne (Clayton Vieira/Veja SP)

Mapu Baos e Comidinhas 

Rua Áurea, 267 – Vila Mariana – (11) 5081-4070 – Instagram: @mapubaos

Como o nome sugere, a estrela do cardápio da casa (terceira colocada na categoria o melhor de refeições rápidas de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023) é um queridinho do momento na cidade: o bao, pãozinho cozido no vapor que pode ganhar diversos recheios. A opção tradicional apresenta um combinado de pancetta, farofa de amendoim, coentro e mostarda fermentada. 

Mapu Baos e Comidinhas
Mapu Baos e Comidinhas: o pão queridinho do momento pode levar diferentes recheios (//Divulgação)
Continua após a publicidade

Matilda Lanches

Rua Bela Cintra, 1541 – Jardim Paulista – (11) 3064-9161; Rua Mateus Grou, 31 – Pinheiros – (11) 2309-2655 – Instagram: @matildalanches

Lanchonete da chef Renata Vanzetto, que comanda outros estabelecimentos na cidade, como o Ema e o MeGusta Bar, e foi eleita a restauratrice do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER em 2021. Entre suas sugestões de sandubas, vale provar o bun bah, de frango empanado e frito, guacamole, picles de cebola-roxa, maionese apimentada de sriracha e coentro no pão de brioche.

Matilda Lanches: o bun bah leva frango empanado, guacamole, picles de cebola-roxa, maionese apimentada de sriracha e coentro
Matilda Lanches: o bun bah leva frango empanado, guacamole, picles de cebola-roxa, maionese apimentada de sriracha e coentro (Ricardo D'Angelo/Veja SP)

Qui o Qua

Alameda Olga, 379 – Barra Funda – (11) 91265-2244 – Instagram: @_quioqua

Instalado em uma via tranquila na Barra Funda e misto de doceria e lanchonete, o estabelecimento trabalha com receitas inspiradas no centro e no sul da Itália. Merecem atenção os paninis, tradicionais sanduíches italianos preparados no pão redondinho, com pouco miolo e casca crocante, de fabricação própria. O campeão de pedidos e o maiale, de lascas de porchetta (porco assado lentamente, crocante por fora e suculento por dentro), friggione bolognese (molho de tomate com cebola), muçarela e dil. 

Continua após a publicidade
Qui o Qua: o maiale é feito com lascas de porchetta
Qui o Qua: o maiale é feito com lascas de porchetta, molho de tomate com cebola, muçarela e dill (Paolo Ribeiro/Divulgação)

Tosquinho Lanches

Rua Camilo, 763 – Vila Romana – Instagram: @tosquinholanches

Lanchonete raiz, com visual beeem despojado no estilo dos botecos pés-sujos, especializada no xis, um sanduba prensado clássico do Rio Grande do Sul, feito no pão de hambúrguer de 15 centímetros de diâmetro. Tem recheios bem característicos e generosos. O xis boi reúne costela bovina, queijos prato e muçarela, farofa de bacon, milho, ervilha, tomate, alface, maionese, mostarda e ketchup. Em outra opção, corações de galinha entram no lugar da costela. 

Tosquinho – Divulgação (1)
Tosquinho Lanches: gaúchos podem matar a saudade de comer um xis (//Divulgação)

Z Deli Sandwiches

Rua Francisco Leitão, 16 – Pinheiros – (11) 2305-2200 – E mais três endereços – Instagram: @zdeli.zdeli

Continua após a publicidade

A hamburgueria coleciona vitórias como a melhor da categoria na cidade pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER – na edição de 2023 conquistou o sétimo título. A alma de seus caprichados hambúrgueres são os discos de 165 gramas de carne bovina, elaborados com um blend de cortes do dianteiro de gado angus e hereford. Estão disponíveis em oito preparos, como o ótimo jalapeño, que inclui gorgonzola, bacon, creme azedo, cebola-roxa e rodelas de pimenta-jalapeño em conserva no pão de brioche.

Z Deli: hambúrgueres elaborados com um blend de cortes de gado angus e hereford
Z Deli: hambúrgueres elaborados com um blend de cortes de gado angus e hereford (Ligia Skowronski/Veja SP)

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagem em São Paulo

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade