Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

3 bons lugares para comer tapioca no Nordeste

Saiba os melhores lugares para deliciar essa comida típica

Por fernandoeloi
4 out 2016, 19h42 • Atualizado em 15 jan 2020, 18h08
COL VERAO 10 PERNAMBUCO ED 134-B
COL VERAO 10 PERNAMBUCO ED 134-B (/)
Continua após publicidade
  • 1) Centro das Tapioqueiras de Messejana, Fortaleza (CE)

    Todos os dias, centenas de turistas deixam Fortaleza em direção ao litoral leste cearense para curtir as areias de Aquiraz, Morro Branco e Canoa Quebrada. Na saída da cidade, do outro lado da CE-040, um monte de boxes chama a atenção: lá fica o Centro das Tapioqueiras de Messejana.

    Tome muito banho de mar, passeie de bugue, de jangada, coma muitos frutos do mar, mas reserve um lugar especial na carteira e no estômago – vale muito a pena parar por lá na volta e, até quem sabe, economizar um jantar.

    Os 26 boxes estão distribuídos em um quadrado com um miolo ao ar livre. Padronizados no tamanho, o cardápio de cada tapioqueira também parece muito similar. No geral, são 70 recheios bem generosos, desde o tradicional com carne-seca até um poderoso cheio de camarões.

    Endereço: Av. Washington Soares (CE-040), 10215 (Messejana)
    Horário: todos os dias, das 7h à 0h

    Continua após a publicidade

    2) Alto da Sé, Olinda (PE)

    Dona Lúcia Rosa do Nascimento, a tia Lu, preparando tapioca, no Alto da Sé.Dona Lúcia Rosa do Nascimento, a tia Lu, preparando tapioca, no Alto da Sé, Olinda (foto: Eduardo Queiroga/Dedoc Abril)

    Visitar o Alto da Sé é obrigação de quem vem a Olinda. É de lá que se tem a clássica vista do casario da histórica cidade com as construções – antigas e modernas – de Recife ao fundo. Não faltam coisas para se fazer por lá. O Elevador Panorâmico, no “moderno” prédio da caixa d’água garante uma vista mais abrangente ainda. A Catedral da Sé exibe azulejaria portuguesa e altares folheados a ouro, além de, claro, um terraço panorâmico.
    A partir das 15h, o passeio fica mais gostoso. Hora em que as cerca de 30 tapioqueiras começam a montar suas barracas, em um ritual que já dura décadas – a Tia Lu é uma das tapioqueiras pioneiras. A tradição é das barracas passarem de mãe para filhas, mulheres de fibra (ou fécula) que garantem o sustento da família. Apesar dos vários sabores, reina o tradicional coco com queijo.

    Continua após a publicidade

    Endereço: Rua Bispo Coutinho, s/n (Alto da Sé)
    Horário: todos os dias, das 15h à 0h

    3) Tapioca da Martha, Maragogi (AL)

    Tapioca de queijo com coco, da barraca de Lúcia Rosa do Nascimento, a tia Lu, tapioqueira do Alto da Sé.Tapioca de queijo com coco, da barraca de Lúcia Rosa do Nascimento, a tia Lu, tapioqueira do Alto da Sé (foto: Heudes Regis/Dedoc Abril)

    Continua após a publicidade

    Diferente dos lugares citados acima, aqui a tapioqueira atua em carreira solo. Martha Velasco é uma boliviana (você não leu errado) casada com um brasileiro que aportou no Brasil há 20 anos. Aprendeu a fazer tapioca em Maceió e mudou um pouco o jeitão de preparar a iguaria, apostando numa massa mais fina com recheio não tão abundante (até mesmo para não quebrar a massa).

    Instalada em uma simples barraca na orla de Maragogi, é uma boa opção para quem passou o dia na praia ou nas piscinas naturais e quer apenas um lanche no fim de tarde ou um jantar mais leve.

    Continua após a publicidade

    Endereço: Avenida Senador Palmeira, 1547 (Praia de Maragogi)
    Horário: todos os dias, das 16h à 0h

    + 17 provas de que o estado do Alagoas é o Caribe brasileiro

    Publicidade
    TAGS: