Voo direto São Paulo-Barcelona: cuidado ao comprar bilhetes da Iberia
Meu irmão Daniel, que também mora aqui em Barcelona, jamais viajaria pela Iberia em sã consciência sem um motivo de peso. A companhia aérea espanhola – a pior de todas as grandes europeias nas quais já viajei (e foram várias, garanto) – é célebre por ter aeromoças que parecem ter acabado de acordar de ressaca, aeronaves obsoletas e serviço sofrível. Tanto meu irmão como eu preferimos fazer escala em cidades distantes como Amsterdã ou Frankfurt, e portanto passar muito mais horas no avião, em prol do conforto de voar por companhias de primeira categoria como a KLM ou a Lufthansa.
No entanto, a empresa andou anunciando aos quatro ventos que começaria a voar diretamente de Barcelona a São Paulo (sem escala em Madri, portanto) a partir do dia 28 de março – clique aqui para ler o comunicado oficial. Meu irmão soube da notícia e, como iria ao Brasil no dia 30 de março, resolveu tentar encarar a Iberia para testar o seu voo sem escala. Utilizou uma ferramenta de busca de boas tarifas, encontrou um “voo direto” e voltou ao site da própria companhia para fazer a compra.
Em seu e-ticket (veja foto acima) constava apenas um número de voo e não se lia a palavra “Madri” em nenhum lugar. Mas ficou uma dúvida: haveria “1 parada técnica” (veja bem, parada é bem diferente de conexão) na viagem. Na hora de embarcar, seus temores se confirmaram: o voo teria, de fato, conexão na capital espanhola, com mudança de aeronave, espera no aeroporto e toda a chatice envolvida no processo. Ficou P da vida, lógico.

No site da Iberia, as opções de voos que aparecem depois da escolha de uma data: um tem conexão em Madri, explicitamente. Os outros aparecem como diretos “Barcelona-São Paulo”, com uma misteriosa “parada”. Veja bem: parada é diferente de conexão, mas…
A confusão se deu porque o sistema de comprar de bilhetes da companhia é enganoso e desonesto. Se você comprar o bilhete pelo site da Iberia, na lista de voos que aparece depois que você escolhe uma data, alguns constam como tendo uma conexão (e um número diferente para cada trecho, como em todas as companhias aéreas do planeta) e outros aparecem simplesmente como Barcelona-São Paulo, com um número de voo e “1 parada”, o que dá a entender que, na pior das hipóteses, o avião apenas pousa em Madri antes de seguir até São Paulo (para os trechos Brasil-Europa acontece exatamente a mesma coisa).
Comprando por um site de busca de descontos, como o Atrapalo.com, por exemplo, o engodo é ainda maior. O voo é vendido explicitamente como SEM ESCALAS (veja foto abaixo) e, apenas quando a compra da passagem já está em andamento, a informação de que o voo fará “uma parada técnica” aparece de forma nada clara.
Antes do voo direto ser anunciado, quem estivesse bem informado poderia até estranhar e fazer um telefonema antes de fechar negócio. Com voos sem escala entrando na jogada, comprar gato por lebre ficou muito mais fácil: FIQUE ESPERTO.

Comprando pelo site Atrapalo.com (e outros sites de compra de passagens) a tal “parada” só aparece quando a compra já está em andamento, misturada às outras informações do voo. Qualquer pessoa minimamente distraída pode entrar nessa.
Por essas e outras, a companhia é líder no ranking da minha lista negra. A data de inauguração do voo Barcelona-São Paulo está marcada para o dia 19 de junho (o que foi anunciado bem depois que meu irmão já tinha comprado a passagem por causa do anúncio de 28 de março). Mas quer voar de São Paulo a Barcelona sem conexão? Faça uma favor a si mesmo e compre uma passagem da excelente Singapore Airlines, que já está operando esta rota desde o mês passado, com preços incríveis, um serviço infinitamente superior e sem pegadinhas na hora da compra.
Siga @drisetti no Twitter