Verão na Europa: 5 destinos-roubadas na Espanha, França e Itália
Estas cinco cidades europeias ficam lotadas de turistas no verão - e dá-lhe paciência para suportar as multidões
Poucas coisas nessa vida são melhores do que passar um verão na Europa. Portanto, não cometa o sacrilégio de padecer no paraíso. Para montar um roteiro pelo Velho Mundo, não basta levar em consideração os lugares que você sonha em conhecer (ou rever).
É preciso ter os pés no chão e aceitar o fato de que nem todos os rincões europeus são ideais nos meses de calor. A seguir, eis uma pequena lista dos lugares que você faria muito bem em evitar, na minha modestíssima opinião:
Espanha
1. Andaluzia
Flamenco, touradas, olé, tapas, gente alegre: a parte mais espanhola da Espanha é mesmo uma maravilha. Acontece que, em julho e agosto, os termômetros chegam a marcar mais de 50 graus em lugares como Sevilha. Sim, 50. No auge do verão, até os hotéis baixam os preços, para tentar atrair os beduínos do Saara e os praticantes de ioga Bikram, dos poucos seres humanos capazes de sobreviver a essas temperaturas.
Busque hospedagens em Andaluzia
Busque passagens aéreas para Sevilha
2. Madri
Já cometi a insânia de ir para Madri no verão algumas vezes. Rastejei pelas ruas, tive dor de cabeça, fiquei com as mucosas em frangalhos. Além de estupidamente quente, o verão madrileno é sequíssimo. Ninguém que tenha a possibilidade de escapar da capital nessa época fica dando bobeira por lá nas férias. Consequentemente, até a animadíssima noite madrilena fica meio caída. Mico.
Busque passagens aéreas para Madri
França
3. Paris
Você já deve ter ouvido por aí que Paris fica atípica em agosto. É verdade. O calor na capital francesa pode até nem ser tão pesado quanto o de Madri. Mas a cidade em geral não está preparada para altas temperaturas. Alguns lugares não têm ar condicionado, todo mundo se esbarra suado no metrô, aquela elegância parisiense parece escorrer pelos bueiros. Os parisienses fazem de tudo para fugir da cidade nessa época (alguns restaurantes até fecham em agosto!), enquanto os turistas aparecem em massa. A situação definitivamente está longe de ser ideal.
Busque passagens aéreas para Paris
Itália
4. Roma
O calor em Roma pode ser sufocante. E aí entra o agravante de que muitas atrações da cidade estão ao ar livre: o foro romano, o Coliseu, as praças… Batendo perna, enfrentar altas temperaturas é de lascar. Assim como na Espanha e na França, também é bem comum que restaurantes e até lojas fechem as portas durante todo o mês de agosto, o que pode impedi-lo de conhecer alguns lugares bacanas. Não seria melhor adiar?
Busque passagens aéreas para Roma
5. Toscana
Comer, beber, flanar. Como fazer isso com tanto calor? Sério que você consegue sobreviver a uma degustação de vinho tinto com os termômetros a mais de 30 graus? Ainda que os campos de girassol e os vinhedos fiquem bonitos nessa época, as cidadezinha ficam lotadas demais. A menos que você esteja numa belíssima casa no campo com piscina, e esteja mais no modo relaxar do que explorar, é melhor deixar a belíssima Toscana para o outono.
Busque passagens aéreas para Florença
Siga @drisetti no Twitter e no Instagram