Verão em Barcelona: lugares para comer bem, na praia
Com 4,5 quilômetros de praias, seria lógico que Barcelona tivesse uma farta lista de restaurantes pé na areia, para um bom almocinho entre um mergulho e outro. Mas não é bem assim. Os xiringuitos (barzinhos instalados na praia) até servem comida. Mas nunca vão muito além de saladas e sanduíches aceitáveis. Para comer bem de verdade, com ambiente informal, não é tão fácil como deveria. A seguir, minha lista de sugestões:
Gallito (nas fotos acima) e Pez Vela
Ambos os restaurantes pertencem ao sólido grupo Tragaluz (que tem várias casas de sucesso espalhadas por Barcelona) e ficam embaixo do hotel W, no cantinho da Barceloneta conhecido como Sant Sebastiá. Apesar do endereço cool, o clima é bem informal. Eventuais homens de terno na hora do almoço não torcerão o nariz para a areia do seu chinelo. O Gallito tem um terraço sob folhas de parreiras, serviço de duchas e empresta pranchas aos clientes. O Pez Vela é bem parecido, mas tem um visual mais clean. Além das mesas, ambos têm sofás para quem quer tomar um drinque e jeitão de casa de praia. A carta combina com verão: tapinhas, frutos do mar, paella, saladas e comidinhas rápidas. A dupla (pendendo um pouco para o Gallito) é a minha favorita à beira-mar. O preço é razoável para a localização (diria que com € 25 você almoça bem e com € 15 se resolve com umas tapas ou uma saladinha), a passos da praia.
Pertence à mesma família dona da pâtisserie homônima e foi um dos pioneiros a servir comida boa à beira-mar, na praia de Bogatell. Sem charme extra, mas agradável e com climão familiar, tem como forte as paellas e arroces. Agora a parte ruim: a cozinha só funciona no horário tradicional, das 13h às 16h30. Ou seja, nada de comer fora de hora por aqui, mesmo no auge do verão e com a turistada ajoelhando na porta (coisas da Espanha).
Já foi um “lugarzinho” no bairro do Raval e, hoje em dia, é uma rede com várias unidades na cidade, inclusive uma na Barceloneta (bem na frente da praia). Originalmente uma foccaceria, também vende saladas, tortas e muitas outras coisas leves e gostosas, para comer nas mesinhas na calçada ou fazer piquenique na praia.
Novidade deste verão, que vive explodindo de gente desde o dia em que abriu as portas. Foi literalmente unir a fome com a vontade de comer: uma hamburgueseria de qualidade com um bonito terraço de frente para o mar, na onda da febre da “iguaria” na cidade. Também na Barceloneta, quase em frente ao Buenas Migas.
Olha eu aqui de novo falando de outro restaurante do grupo Tragaluz. O que se há de fazer, se os caras mandam bem e entendem que, no verão, é disso que o povo gosta, é isso que o povo quer? O lugar é mais pretensioso e com tendência a virar baladinha do que o Gallito e o Pez Vela. E tem mais espaço dentro do que fora. Mas a terrazza com sofás, pufes e mesas, em vários níveis, é um espetáculo. A carta poderia casar melhor com os ares praianos de seu exterior. O foco é mais em almoço e jantar mesmo, com sotaque italiano. Para comer fora de hora, as opções são bem limitadas (algo para beliscar de leve e nada mais). Mas, enfim, tudo em nome de um lindo terraço.
Vizinho a lugares bem pretensiosos e duvidosos, no Porto Olímpico, esse restaurante mantém o foco na comida e é conhecido por suas paellas, arroces e fideuà (uma espécie de noodle bem fininho e cortado em pedacinhos, preparados de uma forma parecida com a da paella). Agora a parte ruim: a cozinha só funciona no horário tradicional, das 13h às 16h30. Ou seja, nada de comer fora de hora por aqui.
Siga @drisetti no Twitter