Um voo espetacular entre Bali e Java, na Indonésia
Ao embarcar neste voo de Bali a Yogyakarta (na ilha de Java), peguei um jornal na entrada do avião. A foto estampada na primeira página mostrava diversos automóveis soterrados pela lava de um vulcão. Como estava tudo em bahasa (o idioma falado na Indonésia), boiei. Mas, na legenda, consegui reconhecer o nome de – opa! – Yogyakarta. Como poderia estar todo mundo tão calmo naquele avião? Com o jornal na mão, e usando todo o meu poder mímico, tentei descobrir se me encontrava se dirigia a um cenário calamitoso. Mas não obtive sucesso. Então apertei o botão “relaxa e goza” e grudei na janela: eu poderia até estar a caminho de uma grande roubada, mas seria o caminho mais lindo de toda a minha vida.
O trajeto entre Denpasar, em Bali, e Yogyakarta, em Java, passa rente a pelo menos sete dos grandes vulcões javaneses, incluindo o gigante Semeru, o maior da ilha, com 3676 metros de altitude. Ao amanhecer (tente voar nesse horário e nem cogite desperdiçar o visual num voo noturno), nos dias claros, o cenário é simplesmente de outro mundo. As imagens aéreas se bastam, certo?
Obs: Como vim a saber depois, o vulcão Merapi vive dando susto. Mas não é tão perto assim do centro de Yogyakarta. Naquela ocasião, a erupção nem se notava onde eu estava.
Siga @drisetti no Twitter












Rio de Janeiro volta a ter árvore de Natal na Lagoa Rodrigo de Freitas
Natal em São Paulo: roteiro pelas principais atrações em 2025
Casa Museu Ema Klabin apresenta exposição sobre arqueologia da cidade de São Paulo
Argentina: 10 comidas (e uma bebida) para experimentar no país
Florianópolis: quiosques na praia são obrigados a servir PF por R$ 40





