Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Sítios arqueológicos de Menorca são novo Patrimônio Mundial da Unesco

Pouca gente sabe, mas Menorca é a ilha com mais sítios arqueológicos pré-históricos em todo o mundo

Por Adriana Setti
Atualizado em 18 set 2023, 12h22 - Publicado em 18 set 2023, 10h01
Lá naquele cucuruto de pedra que se vê ao fundo à esquerda estão os restos de um vilarejo pré-histórico, na Cala Morell
Lá naquele cocuruto de pedra que se vê ao fundo à esquerda estão os restos de um vilarejo pré-histórico, na Cala Morell (Wikkicommons/Reprodução)
Continua após publicidade

Água azul turquesa e praias brancas como açúcar. Quem chega a Menorca, na Espanha, geralmente está seco para se jogar nesse combo — com razão — e acaba não tendo olhos para nada mais. A partir de hoje, no entanto, a Unesco dá uma forcinha para você almejar ir um pouco mais fundo nesse destino que também é tão interessante culturalmente. Conhecido como Menorca Talayótica, o conjunto pré-histórico dessa ilha balear acaba se ser tombado como Patrimônio Mundial.

Com meros 702 km2, Menorca é a ilha do mundo que tem a maior densidade de sítios arqueológicos pré-históricos. Até o momento, foram listados 1.568, o que significa uma densidade média de 2,3 por km2. A Menorca Talayótica se divide por zonas territoriais que englobam 280 sítios arqueológicos, muitos deles cercados por áreas de vegetação que ajudam a manter o espírito de cada lugar desde a pré-história.

Menorca pré-histórica

Com o calor do verão rachando na cabeça,  fica meio difícil ter fôlego para explorar esses sítios espalhados pelos bosques e campos áridos. Mas é um programa bem bacana para quem visita a ilha quando a temperatura está mais amena ou em dias nublados. Se tiver que escolher um, recomendo o lindo Talatí de Dalt, que exibe as ruínas de um vilarejo pré-histórico datado de entre 650-123 a.C. Outro muito impressionante é o vilarejo formado por 13 casas encarapitadas em um penhasco vertiginoso da Cala Morell. Não dá para acreditar que o ser humano já conseguiu habitar aquele lugar tão inóspito.

Naveta de Tudons, um dos sítios arqueológicos mais visitados da ilha
Naveta de Tudons, um dos sítios arqueológicos mais visitados da ilha (Wikicommons/Reprodução)
Continua após a publicidade
Uma misteriosa taula, ícone da Menorca Talayótica
Uma misteriosa taula, ícone da Menorca Talayótica (Pixabay/Reprodução)

Talayótica vem de “talayot”, construção de pedra seca (sem cimento ou qualquer tipo de liga) típica da ilha. Mas o que mais impressiona são as “taulas”, que significa “mesas”, em catalão: estruturas em formas de T formadas por pedras gigantescas que supostamente serviam como santuários, ainda cercadas de mistérios. Como eram feitas em uma época na qual não havia máquinas? Qual era seu formato original? Fãs de lugares enigmáticos, tipo Stonehange, vão pirar — mesmo porque a semelhança é intrigante.

Leia tudo sobre a Espanha

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Menorca

Publicidade