Imagem Blog

Separatismo na Catalunha: como isso afeta sua viagem agora?

Dicas para evitar perrengues e tumultos em Barcelona

Por Adriana Setti
Atualizado em 18 out 2019, 12h18 - Publicado em 18 out 2019, 11h47
Estelada: a bandeira do movimento separatista da Catalunha (Pixabay/Reprodução)
Continua após publicidade

Hoje é dia de greve geral na Catalunha e escrevo este texto enquanto helicópteros sobrevoam o meu bairro e sirenes ecoam por toda a cidade. Se você tem acompanhado os noticiários, deve saber que Barcelona está literalmente em chamas esta semana, devido às manifestações contra a condenação, por parte do Tribunal Supremo da Espanha, de nove líderes separatistas da Catalunha a penas de 9 a 13 anos de prisão. Esta reportagem resume o que aconteceu esta semana e, caso você queira entender a questão do independentismo catalão, recomendo ler esta análise do Nexo Jornal.

Na segunda-feira, tive a “sorte” de aterrissar na cidade no exato momento em que milhares de manifestantes tentavam ocupar o aeroporto de El Prat. Assim como vários turistas estrangeiros, dei de cara com uma tropa de choque bloqueando os acessos ao metrô, estradas fechadas e um clima tenso. Graças a um taxista extremamente ninja, no entanto, consegui chegar em casa sem grandes perrengues. Mas sei que muita gente teve que passar o dia no terminal e/ou perdeu voos por causa do tumulto. Infelizmente, pelo andar da carruagem, parece bastante improvável que a situação se estabilize a curto prazo.

É o melhor momento para visitar a Catalunha? Certamente não, ao contrário do que pensa o Ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, que acaba de dar uma declaração tresloucada, dizendo que atualmente “se pode visitar Barcelona com total normalidade”. Hoje, por exemplo, até a Sagrada Família teve que fechar devido a um protesto organizado às portas da igreja. Vários museus também não abriram por causa da greve geral e, por precaução, o Parc de la Ciutadella (onde fica o parlamento) passou a semana bloqueado. Ou seja, normalidade?

Por outro lado, apesar do caos, não creio que você colocará a sua segurança em risco vindo para cá. Aos que estão com passagem marcada, eis o que recomendo:

1. Venha com espírito de aventura, leveza e flexibilidade para não perder as estribeiras com possíveis voos ou viagens de trem cancelados, atrações interditadas e outros imprevistos.

Continua após a publicidade

2. Contrate um bom seguro-viagem, que cubra gastos gerados pelos eventuais perrengues listados acima.

3. Em condições normais de temperatura e pressão, hospedar-se no centro de Barcelona é sempre uma boa ideia. Mas, na atual circunstância, o melhor é escolher um hotel um pouco mais afastado, para que você possa pelo menos dormir sem tumulto embaixo da sua janela, além de entrar e sair sem problemas, já que muitas ruas estão sendo cortadas diariamente devido a manifestações. Duas boas opções são os bairros de San Gervasi (chiquérrimo e bem localizado) e Poble Nou (moderninho e perto da praia).

4. Fique longe das zonas mais “calientes” de Barcelona, principalmente à noite. As áreas mais turbulentas geralmente são:

Continua após a publicidade
  • Via Laietana, onde fica o QG da Polícia Nacional (comandada pelo governo central espanhol, o inimigo número 1 para o independentismo).
  • Eixo Passeig de Gràcia – Plaça Catalunya, onde rolam as grandes manifestações.
  • Bairro Gótico, principalmente nos arredores da Plaça Sant Jaume, onde fica a sede do governo catalão (Generalitat) e a prefeitura.
  • Imediações do endereço da Delegação do Governo da Espanha na Catalunha, na Carrer de Mallorca entre Pau Claris e Roger de Llúria.

5. Siga a Guardia Urbana de Barcelona no Twitter (@barcelona_GUB) e os Mossos de Escuadra (@mossos), a polícia catalã, para saber quais ruas e estradas estão fechadas, entre outras informações importantes.

6. Tenha em mente que a imensa maioria das manifestações são pacíficas. Se quiser participar e ver de perto este momento histórico da Catalunha, será bem-vindo. No entanto, nos últimos dias, a coisa tem degringolando na medida que anoitece, graças a uma minoria radical, violenta e desmiolada, que vem colocando fogo em latões de lixo, vandalizando geral e – consequentemente – levando porrada da polícia. Essas imagens de fogo e conflito rodam o mundo e passam a ideia de que Barcelona é um lugar perigoso atualmente. Mas, usando um mínimo de bom senso e seguindo as dicas anteriores, você só se mete numa dessas se quiser.

Continua após a publicidade

7. Evite viajar de carro. Estradas estão sendo bloqueadas com frequência nos últimos dias.

Procure acomodação em Barcelona

Publicidade