Todas as fontes que consultei para pedir dicas antes de ir a Santiago de Compostela disseram o mesmo nome: Dezaseis. É um daqueles casos de unanimidade: preço ótimo, ambiente agradável (todo de pedra, com um terraço protegido por uma parreira) e agitadinho, serviço simpático e comida perfeita.
Polvo grelhado é um prato aparentemente simples. Mas isso não quer dizer que seja fácil de fazer. Depois de provar ótimos exemplares na Grécia, fiz várias tentativas em lugares e países diferentes sem muito sucesso. O do Dezaseis, no entanto, bateu todos os recordes e deixou as minhas memórias greco-cefalópodes no chinelo. Macio sem ser molenga, zero borrachudo, temperado com azeite e páprica e um gostinho de defumado indescritível. Além da qualidade, a quantidade é espantosa para uma porção: dois tentáculos inteiros vieram à mesa, suculentos e acompanhados de batatas cozidas (pelos mesmos € 10,50 cobrados em qualquer botequim da cidade por uma porção de Pulpo a Gallega). Quase chorei.
Mas o cardápio não é forte só em polvo. Tudo o que comi por lá estava bom, com menção honrosa para o espaguete de tinta de sépia (uma prima da lula) com camarões (€ 8,50), um prato diferente e soberbo.
Para acompanhar, nem é preciso hesitar, um belo vinho branco albariño das Rías Baixas.
Siga @drisetti no Twitter