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Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
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Trem-bala de Madri a Barcelona tem passagens a partir de €10

A partir de abril, os trens low-cost da Avlo conectarão as duas cidades em 2h30

Por Adriana Setti
Atualizado em 12 fev 2020, 09h36 - Publicado em 7 fev 2020, 10h56

Interrompemos nossa série de posts sobre o Brasil para contar uma ótima novidade. As passagens para o trem-bala low cost de Madri a Barcelona já estão à venda! A partir do dia 4 de abril, será possível ir da capital espanhola à diva do Mediterrâneo (e vice versa) em apenas 2h30 – com bilhetes entre €10 e €60!

Aguardado com grande expectativa, por motivos óbvios, o novíssimo Avlo é a versão de baixo custo do AVE, o trem de alta velocidade espanhol. Por enquanto,  ele só vai operar na linha entre Madri e Barcelona, com parada em Zaragoza. Mas, até o ano que vem, a promessa é de que mais destinos sejam cobertos. Yupy!

O maior downgrade do AVE para o Avlo é que a versão low cost tem horários limitados. Em princípio, serão apenas três saídas ao dia da estação de Puerta de Atocha (9h15, 16h, 20h35), em Madri, e de Sants (9h25, 16h25, 20h), em Barcelona, sendo que apenas os trens matutinos e noturnos fazem parada em Zaragoza. A partir de maio, um horário a mais será acrescentado, saindo de Madri 12h50 e, de Barcelona, 12h40. Algo me diz que, para garantir lugar, será preciso comprar com bastante antecedência, principalmente no verão e aos finais de semana.

De fora, você conseguirá diferenciar o Avlo do AVE, já que ele será roxo com faixas cor de laranja, brancas e turquesas, e terá portas de acesso laranjas (o AVE convencional é branco). Cada trem tem lugar para 400 passageiros em poltronas de assento reclinável, com tomada, luz de leitura e wi-fi (pago; no AVE é na faixa). Não há classe executiva (a chamada preferente, em espanhol) e, ao contrário do que rola no AVE,  o Avlo não conta nem com serviço de bordo, nem com vagão bar/cafeteria. Mas dá pra se virar com máquinas de venda automática de bebidas e snacks (vamos combinar que podemos sobreviver por 2h30, certo?).

Ao comprar a passagem, também é preciso ficar atento aos “extras”. Se em qualquer trem normal o limite de bagagem acaba sendo o bom senso, no Avlo cada passageiro só terá direito a embarcar, grátis, com uma mala de mão pequena (tipo a que você leva no avião), mais uma mochila. Para viajar com uma mala grande, há uma taxa de €10, por trecho, na hora da compra do bilhete, €15 para acrescentar depois ou €30 na hora de viajar. Também será preciso pagar €8 para escolher assento (mas você pode poupar esse gasto viajando num lugar aleatório). E mais €8 para alterar data e hora ou cancelar o bilhete.

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Considerando que um bilhete normal de AVE pode chegar a custar mais de €200 (e raramente baixa de €50), por trecho, bora comprar com antecedência, viajar leve e aproveitar o precinho camarada do Avlo! Para comprar os bilhetes, use o site da Avlo (e não o convencional, da Renfe).

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