Depois do post de ontem, com as minhas dicas essenciais de Menorca, perguntei aos meus seguidores no Instagram @drisetti o que eles gostariam de saber sobre a ilha e fiquei impressionada com a quantidade de questões que recebi. Responderei ao longo das próximas semanas começando, é claro, pela questão mais urgente da maioria: onde comer.
*A lista a seguir é dos restaurantes que adoro e frequento. Como minha base na ilha é Ciutadella, naturalmente são majoritariamente lugares concentrados na região.
Centrinho de Ciutadella
Ses Voltes
Tem um menu bem variado (de paella a carnes) e preço camarada, no coração da cidade velha de Ciutadella. No térreo, tem um bar de tapas animado (e barulhento) com comida boa. O restaurante fica na cobertura. Aberto (e cheio) todos os dias do ano (um atestado de qualidade, já que é preciso ser muito bom pra sobreviver fora da temporada), tem um menu de almoço bombástico nos finais de semana.
Can Lluis
Tem um menu de almoço baratíssimo de comida caseirinha e é famoso pelos pratos de bacalhau. Bem low profile, é administrado por uma família.
Café Balear
É o restaurante mais famoso da ilha (e certamente um dos mais caros). Mas vale o investimento. É um clássico do porto antigo de Ciutadella, recomendado para caldereta de lagosta, arroz caldoso e frutos do mar.
Pins 46
Dos donos do Cafe Balear, é um dos meus favoritos, com decoração estilosa e cozinha mediterrânea e menorquina mais moderninha e acessível que o “restaurante mãe”.
Roma
De novo: dos mesmos donos do Café Balear. Serve boas pizzas, massas e cozinha mediterrânea puxada pra italiana. Tem um excelente menu de almoço.
Mercado de peixe de Ciutadella
Cercado de botecos para comer peixe e frutos do mar fritos e beber uma cerveja na hora do almoço.
Moli des Comte
É um “assador” (versão espanhola da churrascaria) de mão cheia, com ambiente elegante e serviço ótimo (como quase em todos os lugares indicados, aliás). Também tem um bar de tapas anexo mais moderninho e um impressionante menu de almoço.
Cas Cónsol
Tem uma vista espetacular sobre o porto de Menorca e boa cozinha mediterrânea.
Praias de Ciutadella:
Es Caliu
É praticamente uma extensão da minha casa. Serve excelentes cortes de carne em um casarão rústico, com interior decorado com troféus de caça e um terraço bem agradável. Você vai sair de lá querendo abraçar o staff. De sobremesa, não deixe de pedir o quesillo de coco. Fica na estradinha de acesso à Cala Blanca.
Cova Sa Nacra
Encrustado em uma pedra, ele simplesmente paira sobre o mar da praia de Sant Andria (e você pode se jogar nele pelo trampolim). Tem ótimas paellas e meu fideuá preferido. Tem que reservar. Aberto de abril a outubro.
Hola Ola
Não é um restaurante, mas um dos bares mais cool da ilha, que serve bons mojitos e cocktails em um gramadão cheio de pufes e afins, para relaxar e apreciar o maravilhoso final de tarde em Cala Blanca. Aberto de maio a setembro.
The Blarney Stone
É o melhor pub em estilo irlandês da ilha, com comida típica de pub e também boas tapas. Fica de camarote para o pôr do sol. Faz sucesso com os ingleses de nariz vermelho que frequentam a ilha, mas também com os moradores.
Outras partes da ilha:
Can Vermut
Uma delícia de bar de tapas e vermuteria no portinho de Mahón. Às vezes eu atravesso a ilha só para comer lá.
Es Moli des Racó
Em um moinho antigo em Es Mercadal, é uma instituição da ilha e serve pratos homéricos e baratos no menu de almoço. Nos finais de semana, a sensação é a de que todos os moradores da ilha estão lá. Vale mais pelo ambiente e o “muitão” de comida do que pela super qualidade (mas é gostosinho).
Vinícola Binifadet
Talvez seja meu restaurante preferido na ilha, dentro da vinícola Binifadet e com vista para os vinhedos. Os mexilhões defumados são um caso sério, assim como as sobremesas.