O mapa das compras em Barcelona, parte 3: shoppings
A não ser em véspera de Natal e começo de liquidações, costumam ser ambientes tranquilos, com lojas bem transitáveis
No embalo das próximas liquidações espanholas, que começam no próximo dia 7 de janeiro, continuo o especial sobre compras em Barcelona.
Brasileiros adoram shoppings. Os catalães, todo lo contrário, como se diz por aqui. Assim como em grande parte da Europa, as lojas de rua fazem muito mais sucesso do que os grandes centros comerciais, que funcionam como alternativa nos dias de chuva ou quando faz calor demais. Tanto é que, comparando com os padrões brasileiros, há poucos shoppings na cidade (só um deles no centro), e eles são bem menores do que os monstros que temos nas grandes cidades do Brasil. A vantagem? A não ser em véspera de Natal e começo de liquidações, costumam ser ambientes tranquilos, com lojas bem transitáveis.
SHOPPING L’ILLA DIAGONAL
O que você vai encontrar: É disparado o melhor da cidade, se pesarmos o mix de lojas (são 170 no total) e a localização (na Avenida Diagonal, um pouco afastado do centro mas de fácil acesso de ônibus). Tem todas as marcas básicas – Zara, Mango, Stradivarius, Bershka, Zara Home, Woman’s Secret etc – e também algumas lojas mais bacanas, como Bimba & Lola (hit entre patricinhas), Etxart e Panno (ótima para vestidos de festa), Vialis (loja incrível de sapatos femininos), Custo Barcelona (o colorido da cidade para exportação), Diesel, Nice Things (de roupas fofinhas e criativas para meninas), além de boas lojas de decoração e brinquedos no piso inferior. Ao lado, na avenida Diagonal, há também a loja mais tranquila da H&M da cidade, basta atravessar a rua.
Ponto alto: Tem uma Fnac (eletrônicos, livros etc) e uma Decathlon (artigos esportivos bons e baratíssimos) – ambas as lojas são muito mais tranquilas do que as unidades do centro, sempre insuportavelmente lotadas. Para quem tem fôlego para separar o joio do trigo, o Illa Diagonal também abriga uma gigantesca Primark, com roupas e acessórios ultra baratos.
Contras: Não tem metrô por perto e conta com poucas opções gastronômicas.
O que você vai encontrar: É o menor dos centros comerciais da cidade, mas tem algumas lojas essenciais, como H&M, Diesel, Mango, Springfield e Stradivarius, além de cinema.
Ponto alto: A localização é imbatível, em pleno centro, ao final das Ramblas, cercado pelo mar e com uma vista linda da cidade. É o que tem as melhores opções gastronômicas.
Contras: É ultra turístico e tem poucas lojas.
O que você vai encontrar: É a antiga Plaza de Toros da Plça de Espanya, que foi transformada em centro comercial depois de uma reforma astronômica, que levantou a estrutura da arena do chão. Tem algumas lojas muito boas, como Sephora (cosméticos), L’Occitane, Calvin Klein, Misako (bolsas baratésimas), FNAC, Vialis e Natura (de decoração).
Ponto alto: No andar superior, há uma série de restaurantes com vistas panorâmicas da cidade. Vale o passeio.
Contras: É relativamente pequeno e não tem as lojas básicas e baratas (Zara e cia).
O que você vai encontrar: Tem todas as marcas básicas (incluindo as baratíssimas Primark e H&M), além de uma Nike Store, uma FNAC e cinemas.
Ponto alto: Tem uma boa seleção de lojas essenciais para crianças, como Prenatal, Toys R Us, Chicco e Imaginarium, além de uma unidade do Media Markt (ótima loja de eletrônicos).
Contras: Fica ultra fora de mão para quem está na região central, apesar de ter metrô (El Maresme i Fórum).
O que você vai encontrar: É o maior e mais completo shopping da cidade. Tem 230 lojas, incluindo todas as marcas básicas, um Carrefour, cinemas, FNAC, Media Markt (ótima loja de eletrônicos).
Ponto alto: Tem a única Forever 21 da cidade e uma enorme Apple Store.
Contras: Seria o melhor de Barcelona, se não estivesse absolutamente longe de tudo, inclusive do metrô. Só vale para quem estiver de carro (e com GPS).
O que você vai encontrar: Tem as lojas básicas, incluindo uma C&A.
Ponto alto: Tem uma unidade do Carrefour e cinemas.
Contras: É semi-aberto e ultra árido. No verão, é uma filial do inferno.
Siga @drisetti no Twitter