Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Norte da Espanha: troféu revelação para a estrada entre Oviedo e León

A subida da cordilheira Cantábrica, a alguns quilômetros da saída de Oviedo, é úmida, verde, exuberante

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 17h13 - Publicado em 4 set 2013, 19h35
A represa de Barrios de Luna (foto de ojodigital.com)A represa de Barrios de Luna (foto de ojodigital.com)

Cruzando o norte da Espanha de leste a oeste, já esperávamos que o trecho paralelo ao parque nacional Picos da Europa, entre as regiões de Astúrias e Cantábria, seria um espetáculo de montanhas rochosas e pontiagudas fazendo coro com o mar Cantábrico. O que não sabíamos é que o desvio que decidimos fazer de última hora nos levaria a um pedaço ainda mais cinematográfico de estrada, a chamada Ruta de la Plata (AP-66), que passa rente ao Parque Natural de las Ubiñas-La Mesa. É que no meio do caminho havia uma cordilheira…

Este (abaixo) era o plano inicial: percorrer quase todo o norte da Espanha pela costa, até chegar na região das Rias Baixas, na Galícia (quase fronteira com Portugal)

Captura de Tela 2013-09-04 às 10.39.38 PM

E isso (abaixo) foi o que decidimos fazer: desviar pelo interior, atravessando a cordilheira Cantábrica, para dar uma passadinha em León

Captura de Tela 2013-09-04 às 10.38.51 PM

Continua após a publicidade

A subida da cordilheira Cantábrica, a alguns quilômetros da saída de Oviedo, é úmida, verde, exuberante. Há diversos mirantes onde as pessoas vão para passar o dia fazendo piquenique e aproveitando as caminhadas pelos arredores. Foi pena não ter programado. Eu adoraria ter passado algumas horas ali naquele clima “alpino”, tão longe e tão perto do tórrido verão ibérico.

A paisagem do Parque Natural de las Ubiñas-La Mesa (em foto do turismo de Astúrias)A paisagem do Parque Natural de las Ubiñas-La Mesa (em foto do turismo de Astúrias)

Então você entra num túnel. E, depois de alguns minutos de escuridão, eis que surge a Espanha profunda, árida e dura, num cenário que me levou por alguns segundos até os Andes e o deserto do Atacama. Ainda é montanha. Ainda é altíssimo. Mas o clima é sequíssimo, muito mais frio e o vento sopra com ganas.

A Espanha profunda, árida e dura, mostra a sua caraA Espanha profunda, árida e dura, mostra a sua cara
A paisagem absolutamente árida logo na saída do túnel
A paisagem absolutamente árida logo na saída do túnel

Um pouco adiante e vem o golpe de misericórdia, a represa de Barrios de Luna, azulíssima, solitária entre a terra esturricada e cortada por belíssimas pontes.

A paisagem impressionante da represa de Barrios de Luna (foto de ojodigital.com)A paisagem impressionante da represa de Barrios de Luna (foto de ojodigital.com)
Publicidade