Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

La Tomaquera: o restaurante menos cordial do planeta Terra

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h56 - Publicado em 25 jun 2010, 16h11

A entrada do La Tomaquera com as intermináveis normas de conduta (foto reproduzida do site salir.com)

Quem descobriu esse lugar surrealista foi o meu irmão, Daniel, que é vizinho do restaurante. Achei tão inacreditável que pedi para ele escrever. Aqui vai:

Driblar um ou outro garçom mau-humorado faz parte do programa em Barcelona – com um pouco de jogo de cintura, é possível até se divertir com isso. No entanto, em alguns restaurantes o cliente nunca tem razão.

De tão pouco ortodoxo, o tratamento no La Tomaquera (Carrer Margarit, 58; 3ª/sáb 13h30/16h e 20h20/23h) tem conotação de folclore. Todo o vidro das janelas de sua fachada bonitinha é desperdiçado com mensagens pouco convidativas, a ponto de ser quase impossível enxergar o seu interior.

Entre as dogmáticas normas da casa, “um grupo só pode ocupar uma mesa quando todos seus integrantes tiverem chegado”. Isso porque “só se pode fazer o pedido uma única vez”. E as instruções ainda são reforçadas por um simpático “quem não entender as normas, melhor não entrar”.

Continua após a publicidade

Também são gastos mais de 200 caracteres para avisar aos clientes que “em minha casa mando eu, como vocês mandam nas suas”, entre outras delicadezas. A postura defensiva, de quem se comporta como se estivesse prestes a ser saqueado por uma sanguinária horda de bárbaros hunos, e não por clientes dispostos a pagar por suas refeições e ir embora em paz, fecha com chave de ouro com um recado no vidro central: “não aceito cartão de crédito porque perderia dinheiro”. A rajada de desaforos é assinada pelo dono, um tal Manel.

O mais curioso é que o restaurante… vive lotado há 16 anos! Servindo tapas como alcachofra a la plancha e caracóis, o local não tem telefone. E de que serviria? Eles, obviamente, não aceitam reservas.

Há coisas que só fazem sentido em Barcelona. Me inclua fora dessa!

Clique aqui para ler mais um “causo” inacreditável de atendimento em Barcelona.

Continua após a publicidade


Clique aqui para ler o dossiê de dicas de Barcelona.

Siga as atualizações deste blog no Twitter: @drisetti.

Publicidade