Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Icaraizinho, uma praia de kitesurfe no Ceará para quem não veleja

Um lugar no Havaí do kitesurfe onde quem não veleja também se diverte. Vem saber mais sobre Icaraí de Amontada

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2024, 11h04 - Publicado em 27 fev 2024, 09h17
Água morna e transparente: do que mais você precisa?
Água morna e transparente: do que mais você precisa? (Adriana Setti/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade

O Litoral Oeste do Ceará é o Havaí do kitesurfe. De julho a dezembro, quando o vento sopra forte, o trecho que vai de Fortaleza até o Piauí é um dos melhores lugares do mundo para velejar. Mas esse período coincide com a época seca, ou seja, a melhor para quem não sabe manejar uma vela e quer pegar uma praia. Mas isso nem sempre é fácil quando se tem um ventilador turbo empurrando a areia na sua direção, não é mesmo? Por essas e outras, na minha modesta opinião, algumas praias da região não são muito interessantes para quem só pretende tomar sol e dar um mergulho no mar. Icaraí de Amontada, ou simplesmente Icaraizinho, é uma deliciosa exceção.

O fim de tarde é épico em Icaraizinho
O fim de tarde é épico em Icaraizinho (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Sem comer areia

No município de Amontada, a 200 km de Fortaleza, esse vilarejo tem bons ventos e infraestrutura para o kitesurfe, claro. Mas sua geografia também a torna agradável para quem não veleja. Ao invés de ser um típico “praião” do Litoral Oeste cearense, Icaraizinho é uma pequena enseada parcialmente protegida por pequenos morros. Em certos pontos, dá para se proteger do vento e até armar um guarda-sol. Além disso, a praia é boa para nadar em qualquer maré, coisa rara na região.

Não é à toa, portanto, que nos últimos anos Icaraizinho cresceu, apareceu e se firmou como uma alternativa a Jericoacoara. Hotéis e pousadas bacanas, além de restaurantes, bares e lojinhas não param e pipocar. Com um centrinho charmoso, o vilarejo é uma delícia de lugar para passear no fim de tarde e curtir uma vidinha noturna light. E, ainda comparando com Jeri, é bem mais fácil de chegar: 2h40 de viagem em carro normal por estrada 100% asfaltada do aeroporto de Fortaleza.

Outro fator que fez com que me apaixonasse por Icaraizinho no último verão foi a variedade de passeios possíveis. Tem duna e lagoa como em muitos outros lugares do Ceará? Sim. Mas também tem rio, manguezal… No próximo post, eu conto o que fazer, onde comer e onde ficar em Icaraí de Amontada.

Continua após a publicidade
Ceará em estado puro
Ceará em estado puro (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Leia tudo sobre Ceará

Busque hospedagem em Icaraizinho

Continua após a publicidade
Publicidade