Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Extra! Extra! Presidente Lula assume forma de Caganer!

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h08 - Publicado em 2 dez 2008, 19h12

Para quem nunca ouviu falar desta nobre e louvável figura da cultura catalã, uma breve apresentação (reprodução de um trecho de um post antigo):

Todo ano é a mesma coisa. Aqueles presépios meigos com os reis magos, os presentinhos, a caminha de palha, a vaquinha, Maria, o menino Jesus e… o Caganer (dispensa tradução).

Segundo uma tradição data do século dezoito, colocar uma pequena estátua de um homenzinho em seu momento mais íntimo no presépio simboliza a fertilidade e a esperança de prosperidade. A grande brincadeira é esconder os caganers em alguma moitinha básica do presépio para que os amigos, ou as crianças, o encontrem. Assim de peculiar.

Nos primórdios da tradição caganerística, os bonequinhos representavam o catalão típico do campo. Com o tempo, porém, algum artesão resolveu perder o amigo para não perder a piada e criou mais um tradição: colocar uma carinha conhecida no boneco.

Continua após a publicidade

Hoje em dia, fazer um caganer de fulano tornou-se uma maneira um tanto quando particular de homenagear ou criticar as personalidades em evidência.

Dezembro, quando se organiza uma feira natalina na frente da catedral de Barcelona, é a época de lançamento da nova coleção de Caganers. E adivinha quem deu o ar de sua graça este ano? O Lula! Ao lado de Barack Obama, Ronaldinho na versão Milan, Cristina Kirchner, Vladimir Putin… É ver pra crer.

Corra atrás do seu caganer: A lojinha Ceràmiques Pahissa (Calle Libreteria, 18-20, 00 34 93 315 00 58) vende os bonequinhos desde 1934. É um dos poucos lugares da cidade onde se pode encontrar estas pérolas durante todo o ano. A maior reunião nacional de caganers, porém, acontece na frente da catedral gótica na época do Natal.

Clique aqui para mais uma profunda reflexão sobre a cultura catalã e sua peculiar relação com a escatologia na época do Natal.

Publicidade