Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Espanha: Dia Mundial sem Tabaco no país dos fumantes

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h56 - Publicado em 31 Maio 2010, 16h25

“A proibição de fumar nos locais de ócio prejudicará gravemente a noite”: cartaz espalhado pelas paradas de ônibus de Barcelona

Há uns anos, a fajutíssima “lei do tabaco”espanhola  obrigou os bares e restaurantes pequenos a optarem por serem fumantes ou “livres de fumo”, e fez com que os estabelecimentos maiores providenciassem áreas de não-fumantes.

Como resultado, quase todos os lugares optaram por deixar a fumaça rolar (óbvio desde o ponto de vista espanhol) e alguns não-fumantes foram jogados para o fundo dos restaurantes e bares que tiveram que dividir o seu espaço em duas alas.

Ou seja, tudo continuou igual num país em que 10 milhões de pessoas fumam como chaminés (mais de 20% da população total – sendo que se supõem que, ao contrario do que acontece na Indonésia, bebês e crianças de colo não são muito chegados) e onde é normal acender um gigarro até no elevador sem constrangimento.

Agora o bom senso ataca novamente. A ideia é que, em algum momento deste ano, fumar em lugares fechados seja totalmente proibido, como já acontece no Brasil, para alegria dos cabelos recém-lavados e, obviamente, da saúde de quem não tem esse maldito vício.

Continua após a publicidade

A foto acima é a resposta das associações dos proprietários de casas noturnas, que espalharam publicidade por todo o país alertando para o gravíssimo problema que a medida a favor da saúde pública causará seus bolsos. Chega a ser cômico.

Se a lei vai pegar? Eu juro que, aqui na Espanha, só acredito vendo.

Siga este blog no Twitter: @drisetti

Publicidade