Imagem Blog

Espanha campeã da Eurocopa: festa até em Barcelona

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h10 - Publicado em 30 jun 2008, 16h06

1214849133577_129

Quem não é um ET futebolístico deve saber que ontem foi a final da Eurocopa. Para os europeus, o torneio é tão ou mais importante que a Copa do Mundo. Quebrando um jejum que amargava a vida desde 1964, a Espanha foi campeã, merecidissimamente.

Passei o domingão na praia com um grupo de amigos. E no final do dia nos reunimos na casa de um para ver o jogo. Todo mundo foi, empolgadíssimo. Menos a minha amiga Laura, que é catalã.

Assim como a Laura, muita gente aqui na Catalunha não dá a menor bola para a seleção que representa o que consideram um pais vizinho, a Espanha. E justamente por isso, esperava que a vitória por aqui fosse recebida com uma reação morna.

Em missão antropológica, fui conferir o que estava rolando na Plaça Catalunya (que é onde as vitórias do Barça são comemoradas), ainda que meu metro e oitenta e cabelos amarelos pudessem me render um sem fim de piadas por causa da derrota alemã. E não é que encontrei o maior fuzuê?

Bueno, nada comparado ao que rolou na Plaza Colón em Madri. Mas a festinha tinha tudo a que qualquer comemoração de futebol tem direito: homens gritando Uh! Uh! Uh! e pulando como bobos, gente subindo onde não deve (postes de luz, bancas de jornal…), bêbados e gente feliz. Gostei de ver!

Publicidade