Imagem Blog

Dia de Sant Jordi em Barcelona: o dia mais especial do ano

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h43 - Publicado em 23 abr 2013, 16h28

Eles dão rosas. Elas dão livros.

 

Elas dão livros a eles. Eles dão rosas a elas. E todos são mais catalães do que nunca. Celebrado com festa em várias partes do mundo, o dia de São Jorge (Sant Jordi, em catalão) é triplamente importante Catalunha.

Continua após a publicidade

 

A lenda é universal. O bravo cavaleiro da Capadócia liberta a princesa das garras de um dragão. Ferida, a fera derrama sangue, onde nasce uma roseira, símbolo do amor e da amizade. Eis porque a data, aqui, funciona não só como um dia dos namorados, mas uma ocasião em que pessoas queridas do sexo oposto (pais e filhas, amigos e amigas etc) também trocam presentinhos simples e belos: rosas e livros.

 

Continua após a publicidade

Rosas enfeitadas com as cores da Catalunha: amor e nacionalismo no mesmo pacote

E o livro nisso? É uma homenagem a Cervantes e Shakespeare que morreram no dia de São Jorge.

Continua após a publicidade

 

A grande festa do livro

Continua após a publicidade

Se o dia dos namorados costuma ser celebrado com jantares românticos e programas a dois, aqui a comemoração acontece nas ruas. Passear pela cidade e comprar livros e flores no grande dia (ainda que custem muito mais caro) é a regra, o que transforma Barcelona em uma grande festa de delicadeza, amizade e cortesia.

 

Para completar, hoje o Barça enfrenta o Bayern de Munique na Champions, ouriçando  ainda mais o sentimento da catalanidade. Porque, sim, o santo também é o padroeiro da Catalunha, o que justifica as manifestações nacionalistas em toda a cidade. Deu pra entender?

Continua após a publicidade

 

Feliz Sant Jordi!

 

Siga @drisetti no Twitter

Publicidade