Estirar o corpão na praia da Macarella e em sua irmã menor, a Macarelleta, é a obsessão número um de quem vem a Menorca, nas Ilhas Baleares (Espanha). Escoltadas por penhascos de pedra calcária cobertos com uma fina camada de bosque, essas duas enseadas formam uma colossal piscina natural de água turquesa-neón. Entre os barcos que parecem voar (dá pra ver a sombra delineada na areia) e as formações rochosas que lembram um merengue gigante, o visual chega a dar vertigem. Nunca vou me acostumar. Uma vez lá, sempre questiono se aquilo é mesmo parte do mundo real.
Como chegar à praia da Macarella de carro
Chegar à Macarella de carro ficou progressivamente mais difícil nos últimos anos. Até 2017, havia dois estacionamentos, um público (grátis) e outro privado (pago). A partir desse ano, o segundo foi fechado, limitando e dificultando o acesso, uma vez que o primeiro fica bem mais distante da praia. Já em 2018, veio o golpe de misericórdia para quem frequenta a ilha no verão: chegar lá de carro foi proibido do começo de junho até o fim de setembro.
Como chegar à praia da Macarella de ônibus
Desde 2018, esta é a única forma de chegar por terra motorizado à Macarella no verão. O esquema é simples: você compra o bilhete on-line com hora marcada para ir e voltar e pode escolher alguns pontos de partida/chegada nos arredores de Ciutadella. O busão tem ar condicionado e espaço para deixar guarda-sol e afins. As partidas acontecem a cada 20 minutos entre 8h e 23h (aprox.) nos dois sentidos e o preço é €8,20 ida e volta.
Vale lembrar, no entanto, que o transporte não deixa você com o pé na areia. A partir do ponto, ainda é preciso caminhar uns 30 minutos ladeira abaixo para chegar à Macarella (e ladeira acima para voltar, obviamente). Para ir à Macarelleta, que é a crème de la crème, ainda é preciso vencer mais um morrinho acidentado por uns 20 minutos. Ou seja, ir com criança pequena ou pessoas com dificuldade de locomoção é um senhor perrengue. Recomendo ir de tênis ao invés de chinelos.
A instalação do ônibus foi uma medida bem polêmica – eu mesma reclamei muito no começo. Afinal de contas, o acesso grátis à praia ficou limitado a quem tem muita disposição para caminhar ou pedalar (leia a seguir). Por outro lado, foi uma forma muito eficiente de controlar o fluxo de pessoas, o que melhorou muito a experiência de quem está lá. A possibilidade de comprar o bilhete facilmente por internet também é uma maneira extremamente cômoda de garantir uma vaguinha naquela areia com hora marcada, o que era impossível na época dos estacionamentos (o acesso era fechado quando eles lotavam, o que costumava acontecer às 7 da manhã na alta temporada, veja que loucura!).
Como chegar à praia da Macarella a pé
O Camí dels Cavalls (“caminho dos cavalos”) é a trilha que dá a volta na ilha, passando por visuais incríveis e, em grande parte, na sombrinha de um bosque. Para chegar à Macarella, você tanto pode caminhar a partir da Cala Turqueta (onde conseguir uma vaga no estacionamento é outro perrengue) ou da Cala Galdana, que é urbanizada e não tem limite de acesso. Dali, são mais de 3 quilômetros com algumas subidas bem fortes, mas as vistas pelo caminho compensam qualquer esforço. Calcule 1h30 por trecho.
Como chegar à Macarella de bike
Não é para qualquer um, meu amigo. Outro dia vi um casal obviamente inexperiente tentando executar essa tarefa e fiquei com dó. Para chegar lá, é preciso ir pela estrada, basicamente seguindo o percurso do ônibus. São apenas 15 quilômetros a partir de Ciutadella, mas o trecho final é como uma montanha-russa, com altas subidas e descidas e pouca sombra. Se for encarar esse desafio, leve muita água e vá em horários de calor ameno. Ou então descole uma bike elétrica. Nenhum veículo motorizado é permitido (ou seja, não rola moto).
Como chegar à Macarella de barco
Nenhum barco motorizado pode passar além das boias. Para quem vai por mar, o acesso à areia tem que ser feito com bote, caiaque, SUP ou nadando (super tranquilo). Os barcos turísticos grandes apenas passam pela praia por alguns segundos e não é possível desembarcar. É o tempo de você invejar quem está lá e seguir reto.