Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Cidadezinhas espetaculares da Europa: Porvoo, na Finlândia

Lojinhas fofas, natureza, gastronomia e tranquilidade em um bate e volta de Helsinque, a capital

Por Adriana Setti
Atualizado em 13 out 2022, 11h02 - Publicado em 12 out 2022, 08h37

Se você andar rápido, atravessará Porvoo em dois minutos. Mas isso não faria nenhum sentido. Diminuta, com seus casarões vermelhos de madeira debruçados sobre o rio Porvoonjoki, a segunda cidade mais antiga da Finlândia, a 52 km de Helsinque, é pra ser vista sem pressa e sem mapa. Apenas flanar.

Fundada no século 14, essa fofura escandinava teve certa relevância estratégica na Idade Média como parada do Caminho do Rei, uma rota comercial que ia de Bergen, na Noruega, até São Petersburgo, na Rússia. Também foi palco da assembléia legislativa convocada pelo czar Alexandre I para estabelecer o Grão-ducado da Finlândia durante o domínio russo, esteve sob domínio sueco (antes do russo), passou por incêndios e teve seu centro histórico reconstruído algumas vezes. Ainda assim, ao longo dos séculos, manteve sua essência tranquila, cercada por um parque nacional e com fácil acesso a várias ilhotas — passear de barco e de caiaque são algumas atividades possíveis.

A grande maioria das casas de madeira abrigam cafés, lojinhas e galerias de arte
A grande maioria das casas de madeira abrigam cafés, lojinhas e galerias de arte. (Adriana Setti/Arquivo pessoal)
A singela catedral de Porvoo
A singela catedral de Porvoo. (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

A grande delícia, no entanto, é caminhar pelo centrinho pausadamente, parando em cada lojinha ou galeria de arte pra dar uma espiada. Coerente com a vibe slow travel, o comércio local é totalmente focado em produtos made in Finland: cosméticos, bijuterias, tecidos pintados a mão, as vassourinhas mais fofas que você já viu, badulaques de cozinha, velas…

Porvoo também é conhecida na Finlândia por ser um destino foodie. De fato, há uma coleção impressionante de restaurantes e cafés fofos por quarteirão, ideais pra almoçar ou só comer uns docinhos locais. Vale provar o Porvoon Paahtimo, o Ranta-Aitta (aberto só no verão), o Helmi e a confeitaria Tuorilan Kotileipomo.

A confeitaria Tuorilan Kotileipomo, que parece uma casinha de boneca. A fofura finlandesa tem preço: café coado a € 4
A confeitaria Tuorilan Kotileipomo, que parece uma casinha de boneca. A fofura finlandesa tem preço: café coado a € 4. (Adriana Setti/Arquivo pessoal)
Lojinhas fofas por todo lado
Lojinhas fofas por todo lado. (Adriana Setti/Arquivo pessoal)
Portinha misteriosa em um dos casarões vermelhos leva a uma galeria de arte
Portinha misteriosa em um dos casarões vermelhos leva a uma galeria de arte. (Adriana Setti/Arquivo pessoal)
A paleta de cores quentes do verão de Porvoo
A paleta de cores quentes do verão de Porvoo. (Adriana setti/Arquivo pessoal)
Como resistir?
Como resistir? (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Para um upgrade, uma boa ideia é almoçar, ou até se hospedar, no hotel e spa Haikko Manor, um edifício neoclássico majestoso que é o sonho das noivas finlandesas, onde há um Rolls Royce branco de plantão esperando para levá-las ao altar. O passeio de barco até lá rende boas vistas da natureza dos arredores: plana, verde e pacífica.

Como chegar

Visitar Porvoo com almoço no Haikko Manor é uma das excursões possíveis no roteiro dos cruzeiros da Oceania Cruises pelo Báltico. Veja os detalhes do roteiro e a matéria que escrevi sobre a viagem completa no navio Oceania Marina. Também dá pra ir a Porvoo de ônibus circular partindo de Helsinque, em 1h15.

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Porvoo

 

 

Publicidade