Bate e volta de Vilnius a Trakai: conto de fadas lituano
Florzinhas, menininhas louras de trança, senhoras rechonchudas de bochechas rosadas, a limpeza absoluta, o verde onipresente, o clima de tranqüilidade. Muitas vezes a Lituânia parece cenário de propaganda de margarina. Mais ainda em Trakai, uma cidadezinha-inha-inha a 30 quilômetros de Vilnius onde a maior atração é um castelo (dá-lhe, clichê! Que aqui não tem jeito)… de contos de fadas.
Não parece de verdade. E, de certa forma, não é mesmo. Os alicerces do castelo datam do século 15. Mas pouco restou da estrutura original, que foi reconstruída ao longo do século passado e ficou pronta nos anos 1960. O interior abriga algumas peças encontradas em escavações arqueológicas, réplicas de armaduras medievais e outras coisas. Mas o que interessa mesmo é a beleza do lugar e seus arredores.
Trakai em um dia de verão é algo de uma fofura inenarrável. Gente fazendo piquenique e andando de pedalinho; senhoras vendendo empanadas deliciosas aos turistas, outros vendendo peças inteiras de arenque em caixas de madeira, como se fossem joias. A cena mais cuti-cuti eu não tive coragem de fotografar: um menino loirinho, de uns 10 anos, sentado na grama expondo e vendendo as suas “pinturas” infantis, numa demonstração única do espírito empreendedor lituano.
Toda e qualquer agência de turismo ou hotel e Vilnius pode organizar o passeio. E se você for de carro, a estrada é ótima, além de verdinha, cercada de florzinhas, vaquinhas, casinhas, fazendinhas…
Siga @drisetti no Twitter