Barcelona é meio Rio de Janeiro. Uma cidade solar que a gente costuma associar com praia, vida ao ar livre, gente na rua, calor. Mas e no inverno? Faz muito frio? É roubada? Há vida? Rola balada? Eis aqui o que você precisa saber:
Faz muito frio?
Se pensarmos em termos de Europa, não. São raros os dias, no auge do inverno, em que o termômetro roça a marca do zero. Baixar disso, então, é muito difícil. Quando neva na cidade – o que acontece no máximo uma vez ao ano durante poucos minutos – é um verdadeiro evento, e todo mundo sai correndo para fotografar, antes que o gelo derreta. O mais normal é que, durante o dia, a temperatura fique entre 10 e 15 graus e, à noite, entre 5 e 10.
Chove muito?
Eis a boa notícia: definitivamente não. Um dia típico de inverno em Barcelona tem céu azul e sol, o que faz com que o clima na cidade seja mil vezes mais agradável e alto astral do que o de Madri, Paris ou Londres. Por outro lado, como os barceloneses não estão muito acostumados com chuva, nos dias molhados as ruas ficam vazias e tristes. Ou seja, são os momentos ideias para você curtir os museus, ir a uma exposição, tomar um bom café e fazer compras.
Que roupa levar?
Uma malha, um bom casacão e um cachecol geralmente são suficientes para segurar a peteca. Os mais friorentos ainda podem usar luvas e um gorrinho. Sobre-tudo, casaco de neve, meia calça de lã (por baixo da calça) e botas de pele geralmente são exagero (e uma ótima forma de reconhecer um brasileiro na rua). Eu, que não sou das mais friorentas, nunca usei isso em Barcelona.
Vale a pena deixar para comprar roupa de frio em Barcelona?
Sim, sim, sim, sim. Tudo custa um terço do que no Brasil, ainda mais se você der a sorte de estar na cidade na época das rebajas de inverno (liquidações), que começam agora no dia 7 de janeiro e vão até mais ou menos o meio de fevereiro.
Existe alguma vantagem em ir a Barcelona no inverno?
Sim, várias. Há menos turistas na cidade, o que significa pouca fila nas principais atrações, preços muito mais acessíveis em hotéis, voos mais baratos, restaurantes menos lotados e outras maravilhas da baixa estação.
Rolam festas na cidade?
Obviamente, não rola aquele frenesi do verão, quando acontecem os festivais e as festas populares ao ar livre. No entanto, a baladinha segue firme e forte com ares mais low profile. O mais legal, nessa época, é você curtir aqueles lugares que ficam insuportáveis no verão, por serem muito pequenos e pouco ventilados. Se nos meses de calor todo mundo prefere os bares com mesinha na calçada e as discotecas à beira-mar e ao ar livre, o inverno é um convite para curtir os inferninhos do Bairro Gótico, do Born… Você vai ver: pode até não haver muita gente circulando pela rua, mas atrás de cada portinha do centro da cidade há um mundo. E, desde o dia 2, com a vantagem da lei que proíbe fumar…
CLIQUE AQUI PARA LER O DOSSIÊ DE DICAS DE BARCELONA
Siga este blog no Twitter: @drisetti