Barcelona: dicas de sobrevivência para as liquidações
O dia do começo das liquidações aqui em Barcelona é uma loucura. Como os descontos chegam até 70%, as pessoas literalmente se aglomeram nas portas das lojas antes do horário de abertura e, uma vez estourada a boiada, se agarram a roupas e afins como se o mundo fosse acabar. Chega a ser cômico.
Depois de um ano catastrófico para a economia espanhola, as próximas rebajas estão sendo as mais esperadas da década. Muita gente realmente não está podendo pagar o preço normal das coisas. Consequentemente, os estoques estarão mais cheios do que nunca e os descontos prometem ser brutais.
Para quem nunca esteve numa rebaja espanhola, estamos falando de blusinhas legais de Zaras, Mangos e afins por 2 euros (5 reais), jeans bacanas por 15 euros (38 reais), casacos de couro por 30 euros (75 reais) e por aí vai. As roupas, que já são baratas por aqui, ficam a um preço inimaginável no Brasil.
Ou seja, mesmo que você leve algumas cotoveladas e enfrente filas enormes, vale o perrengue.
Quer amenizar a empreitada? Vai por mim:
Evite as áreas criticas da cidade: Passeig del Angel e Carrer Pelai. Todas as lojas dessas duas ruas podem ser encontradas em endereços menos concorridos.
Evite as lojas de departamento El Corte Inglés, favoritas das senhoras de idade e palco da maior histeria rebajística.
Acredite, os shoppings são a melhor opção. Como os catalães preferem sempre as lojas de rua, os pouquíssimos shoppings da cidade – como o Illa Diagonal, o La Maquinista e o Maremagnum — ficam sempre mais vazios (ou melhor, menos cheios).
Se você veste os números mais disputados (tipo sapato 37, que aqui é 39, e calça 38-40), tente chegar bem cedo.
Aqui é possível trocar os produtos comprados em liquidação (ainda que obviamente não haja garantia de que você encontrará o mesmo modelo depois). Então não hesite em pular algumas filas homéricas de provadores se isso for acabar com a sua saúde.
Não esqueça de pedir o formulário de tax free!!! Com ele você pode obter a devolução de parte do IVA (cerca de 10% do preço da compra) quando for embora! Clique aqui para saber como.
Saiba que nem só de roupas, sapatos e acessórios vivem as rebajas. Todas as lojas entram na onda oferecendo promoções, seja em eletrônicos ou em cosméticos.
Siga este blog no Twitter: @drisetti