Autoeurope, o buscador de pechinchas em aluguel de carros na Europa: eficiente, sim, mas MUITO cuidado com a pegadinha
Minha comadre Rachel Verano, guru das viagens baratas, é fã de carteirinha do site Autoeurope.com, um santo buscador de pechinchas em aluguel de carro. Me achei uma anta por não ter descoberto a ferramenta até pouco tempo atrás, morando há mais de oito anos na Europa, sempre com o pé na estrada.
Mas anta mesmo eu me achei da última vez que aluguei um carro pela Auto Europe.
Tenho como princípio jamais alugar um carro sem o “seguro total”. Isto é, aquele com o qual você pode desde fazer um risquinho na porta até arremessar o veículo num rio e não precisará pagar nem um centavo de franquia.
A pegadinha está no passo 4 da locação. O aluguel “basic” não inclui nenhum tipo de seguro (por isso é muuuito mais barato), nem de roubo nem de acidentes. Já o “inclusive”, mais carinho, inclui seguro contra roubos e acidentes, mas cobra franquia caso algo dê errado. Não há a alternativa “seguro total”.
Nas outras vezes em que aluguei pela Auto Europe, que acabou me jogando para a Europcar, optei pelo “inclusive” e, já na locadora, pedi um upgrade para o seguro total, que custou 19 euros por dia. Normal. O total saiu mais em conta do que se tivesse alugado pelo site da Europcar e fiquei feliz da vida.
Dessa última vez, como eu sabia que faria o upgrade na loja de qualquer jeito, optei pelo “basic”. E dei com os burros n’água bonito. Na hora de contratar o seguro total, ele custava carérrimo, quase dobrava o preço da diária. Saía, no fim das contas, 20 euros mais caro do que se eu tivesse chegado no balcão da Europcar e pedido um carro na hora, com a pior das tarifas. Cheguei a cogitar cancelar a reserva e fazer outra na hora. Mas a Auto Europe, claro, já cobra no seu cartão na hora da reserva.
Vivendo e aprendendo!