Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

As melhores dicas de Fortim, no litoral do Ceará

Mais fácil de chegar do que Jeri (e por enquanto mais em conta), veja o que fazer, onde ficar e comer no novo pico de kitesurf do Ceará

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 Maio 2024, 15h15 - Publicado em 2 fev 2023, 19h53
Pôr do sol épico em Fortim.
Pôr-do-sol épico em Fortim. (Adriana Setti/Arquivo pessoal)
Continua após publicidade

No post anterior eu cantei essa bola: em breve Fortim será um dos destinos mais hypados do Ceará, com a vantagem de ser muito mais fácil de chegar do que Jericoacoara e, por enquanto, mais em conta.

Fortim não é legal só pra quem veleja. As praias são lindas. A Praia do Pontal de Maceió concentra o agitinho e é famosa por suas grutas. Já a Praia das Agulhas tem sossego total – dá pra chegar lá a pé vindo de Pontal em uma linda caminhada. A Praia do Farol também impressiona com formações avermelhadas e um jeitão meio de fim de mundo, com cabras passando pra lá e pra cá. Mas o cenário mais impressionante talvez seja o encontro do rio Jaguaribe com o Atlântico.

Fim de tarde na Praia do Farol, com cabras passando pra lá e pra cá.
Fim de tarde na Praia do Farol, com cabras passando pra lá e pra cá. (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Rio adentro

O rio Jaguaribe, aliás, é uma das grandes atrações de Fortim. Os passeios de barco se embrenham por um canal que dá a volta em uma ilha fluvial e também param na Praia Branca, apelidada de “Caribe cearense”. Quem faz esse rolê no fim de tarde também para em um pico espetacular pra ver aquele pôr do sol que só o Ceará sabe produzir. Seu Neném e Iranildo são barqueiros bem recomendados, mas nem adianta pechinchar: os preços são tabelados. Opções mais em conta são os barcos maiores, com música alta e gente animada — vai indo que eu não vou. A beira do rio também tem uma praia vastíssima de areia branca, perfeita pra não fazer absolutamente nada, apenas boiar.

A margem do rio: ideal pra boiar e relaxar.
A margem do rio: ideal pra boiar e relaxar. (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Onde comer e beber em Fortim

Meu único perrenguinho em Fortim foi encontrar um lugar pra comer sem ter que esperar mais que uma hora pela comida – e olha que, depois do Réveillon, a cidade já não estava muito cheia. Menos mal que, apesar da espera, tudo estava muito gostoso, a começar pela pizza do Vila Caiçara, que fica na pracinha fofa que é o ponto de encontro da cidade. Também valeu a mariscada do Quimanga, dentro do Pausa Hotel, onde comi os maiores camarões da minha vida.

Continua após a publicidade

Pra comer na praia, a favorita é a barraca Canto Verde e a Caranguejada da Rainha pode ser um plano B. Pra tomar um café com uns quitutes, a padaria Zeste Pontal é o canal. A Caval’Aventure é polivalente: tem drinks, comida boa e também organiza passeios, festas… Na rua principal, o Show de Bola também é gostoso pra tomar umas e jogar… petanca, um “primo” da bocha.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por 🌴 BARRACA CANTO VERDE 🌴 (@barraca_cantoverde)

Onde ficar em Fortim

Outro ponto forte de Fortim (risos) é a quantidade de pousadas e hotéis estilosos que brotaram nos últimos tempos, a exemplo do Jaguaribe Lodge, que tem bangalôs pé na areia e escola de kitesurf, ou o Vila Vera Theresa que têm piscina e boa localização, perto da praia. Outro hotel lindão de frente pro mar é o Jaguaríndia Village. No Airbnb você também encontra uma lista grande de casas de todos os tipos.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jaguaribe Lodge (@jaguaribelodge)

Leia tudo sobre Ceará

Busque hospedagem em Fortim pelo Booking

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Fortim pelo Airbnb

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade