Arte de graça: um tour pelas melhores galerias de Barcelona
O bairro modernista do Eixample está para Barcelona assim como o Chelsea está para Nova York
E aproveitando o embalo da Art Rio… Quem visitou a feira de arte carioca deve ter notado que a Espanha foi o país estrangeiro com mais peso no evento, atacando com dez representantes. Oito galerias que pintaram por aí eram de Barcelona, uma cidade com uma potente cena de arte contemporânea. O bairro modernista do Eixample está para Barcelona assim como o Chelsea está para Nova York. Ou seja, é lá onde se concentram grande parte das galerias da cidade – sobretudo no quadrado formado pelas ruas Diputació, Concell de Cent, Enric Granados e Balmes, e seus arredores.
Aqui estão 5 galerias que valem a pena:
É uma das que viajaram para a ArtRio. Tem um espaço de 600 m2 na linda rua Enric Granados. O programa está focado em “produções que priorizam conteúdo e se postulam como reflexo semântico das dinâmicas contextuais em que são geradas”. Tire suas próprias conclusões…
Mais uma que esteve na ArtRio. É uma das galerias de arte contemporâneo mais renomadas da cidade, surfando na vanguarda desde 1976.
É uma “filial” da galeria que nasceu em Nova York nos anos 1940 e hoje está representada em cidades chaves do circuito da arte contemporânea, como Tóquio e Madri. Também atua no mercado mais antigo, comercializando obras dos século 19 e 20.
Arrasou na Art Rio com obras de pesos-pesados como Antoni Tapies, Dali, Picasso, Miró, entre outros.
Representa artistas espanhóis e estrangeiros, e organiza uma média de cinco exposições por ano, bem ecléticas.
Siga @drisetti no Twitter