Mesmo vivendo em Barcelona, em certos momentos senti invejinha de quem mora em Sydney. É que a grande metrópole australiana não está perto da natureza, está dentro da natureza. E não estamos falando de qualquer matinho. Praticamente sem sair da cidade é possível se embrenhar em florestas e praias de arrepiar. Um dos lugares que me deixou boquiaberta foi o parque nacional de Ku-ring-gai Chase, que fica a meia hora de carro da Opera House. Por essas e outras, vale a pena alugar um carro por pelo menos um ou dois dias enquanto estiver na cidade.
Veja no mapa abaixo como é perto e fácil:
O parque é o segundo mais antigo da Austrália. A vegetação mistura floresta tropical com bosques de eucaliptos, que servem de esconderijo para mais de 160 espécies de pássaros e outros bichos, como lagartos enormes. Esse verde todo ocupa uma grande península. Ou seja, tem praia e mar dos dois lados e o relevo acidentado acaba entregando uma série de mirantes de bandeja. Querendo, você pode fazer trekking e trilhas de montain bike (ou só se jogar na praia). Como em todo parque nacional australiano, há banheiros limpíssimos, áreas de piquenique impecáveis (equipadas com churrasqueiras elétricas!) e campings ótimos.
Um dos hits do parque é o mirante West Head Lookout. Dá pra chegar de carro e, portanto, você pode até levar a sua avó de 90 anos. Pertinho de lá, estão as saídas para trilhas que levam a várias prainhas. Dê uma olhada no mapa abaixo. Nós pegamos a trilha ao sul do mirante e fomos até a primeira prainha indicada. É uma descidona bem demarcada, com escada (estávamos com uma criança de dois anos que tirou de letra com algumas caronas de colo). Clique aqui para ver o mapa detalhado.
O West Head Lookout tem vista para a linda e ryka praia de Palm Beach. Você pode aproveitar que está na região para dar uma passadinha lá depois. E então ir descendo pela Avalon Beach – vendo como vivem MUITO bem os ricos australianos – até chegar a Newport, onde está um dos pubs mais absolutamente legais de Sydney, o Newport Arms, sobre o qual eu já falei neste post.
* Post dedicado aos queridos Cíntia, Leandro e Ian, que nos levaram de excursão num domingo feliz. J