Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

10 motivos para amar Noosa, a melhor praia da Sunshine Coast

Os encantos de umas das praias mais lindas e alto-astral da Austrália

Por Adriana Setti
Atualizado em 5 jul 2018, 17h31 - Publicado em 10 mar 2015, 16h41

É inevitável comparar a praia de Noosa com a de Byron Bay, a toda-poderosa sobre a qual falei no post passado (clique aqui para ler). É que ambas são as rainhas do trecho mais bombado da Costa Leste da Austrália. Se você tiver pouco tempo, talvez tenha que decidir se, a partir de Brisbane (o aeroporto mais estratégico da região), vai para o sul em direção a Byron Bay; ou se opta por seguir rumo ao norte até Noosa (na dúvida, e com tempo, fique com as duas). Sendo bem simplista, diria que Noosa é a irmã mais patricinha e um pouco mais “família” de Byron – nunca vi tanta criança loirinha junta! Mas eu garanto que você vai gostar de lá mesmo que não esteja a fim de um salto alto pós praia e que não esteja viajando com crianças a tiracolo (meu caso). Eis os motivos:

Praia para famílias de propaganda de margarina...Praia para famílias de propaganda de margarina…

... Mas que também tem o seu cantinho mais social… Mas que também tem o seu cantinho mais social (de leve)

1. A geografia do lugar é covardia. Um rio limpo e verdinho se abre em vários canais até desembocar em Noosa Main Beach, separada de outras várias belezuras de areia por um parque nacional montanhoso recheado de mirantes estratégicos e trilhas para caminhada.

Fim de tarde matador vendo a galera surfar de um dos mirantes do parque nacionalFim de tarde matador vendo a galera surfar de um dos mirantes do parque nacional

Continua após a publicidade

O cantão da surfistada no verão: ondas loooongas, ótimas para SUP O cantão da surfistada no verão: ondas loooongas, ótimas para SUP

Aquele momento em que você descobre que todo mundo teve a mesma ideiaAquele momento em que você descobre que todo mundo teve a mesma ideia

2. A Main Beach (“Praia Principal” – continuo impressionada com a criatividade dos australianos para dar nomes a praias) é simplesmente divina, com areia branquíssima e mar cristalino.

3. Há um bom break para a surfistada no canto da Main Beach que toca o parque nacional – com uma onda loooonga. Eles também podem se esbaldar em outras duas praias voltadas para mar aberto: Sunshine Beach e Sunrise Beach (“Praia do Nascente” e “Praia do Poente” – já comentei sobre a criatividade australiana?). Mas, pelo menos no verão, as ondas na Main Beach são bem mais suaves do que a média australiana, o que é uma dádiva para quem gosta de dar um mergulho sem arriscar a vida (e para quem está com criança).

Continua após a publicidade

Sunshine Beach, o bicho pegando no mar e o arsenal de salvamento básico, típico de grande parte das praias australianasSunshine Beach, o bicho pegando no mar e o arsenal de salvamento básico, típico de grande parte das praias australianas

4. Assim como Byron Bay, Noosa está fora da linha de risco das águas vivas assassinas que invadem o norte da Austrália no alto verão (Irukandji e box jelly fish). Yupy!

5. Noosa Heads, Noosa Village e Noosa Beach? Até agora estou tentando entender onde começa e onde termina cada uma dessas subdivisões da cidade (ou seriam várias cidades?). Mas a verdade é que há um canto para cada gosto e orçamento: Noosa Beach para ficar perto do agitinho e da praia (pagando caro), Noosa Village para se hospedar na deliciosa margem do rio Noosa (pagando um pouco menos caro) e Noosa Heads para sentir como é o bairro tranquilo onde os locais moram (pagando menos e alugando um quarto via AirBnb – foi o que eu fiz).

6. Se você é da tchurma do SUP, Noosa é sua Disneylândia. Dá para praticar tanto na água calminha do rio como para se aventurar nas ondas do cantão.

Continua após a publicidade

SUP no rio NoosaSUP no rio Noosa

Sente a "cristalinidade" do rio, que tem até prainhaSente a “cristalinidade” do rio, que tem até prainha

7. Noosa Beach concentra o agitinho do pedaço, sobretudo na Hastings Street, só para pedestres e paralela à praia. Ali estão enfileiradas várias lojas bacanas, restaurantes estilosos e cafés. O lugar até me lembrou um pouco a Quinta Avenida de Playa del Carmen. Mas não há nada de muito selvagem por ali. Lá pelas 10 da noite, o vai e vem vai morrendo (amanhã às 5 da manhã tem yoga, lembra?). Comparado com o centrinho de Byron Bay em termos de estilo, esse pedaço de Noosa é mais glamuroso e luxuoso. Pede uma make-up.

Continua após a publicidade

8. Se você for dos que ficam na praia até o sol se por, vai acabar descabelado e cheio de areia em plena Hastings Street quando todo mundo já estiver perfumado e banhado, de coquetel em mãos e prestes a jantar (isso tudo lá pelas 19 horas, com luz do dia, alguém avisa?). Como tudo fecha muito cedo, é bem capaz que você não tenha nem tempo de tomar banho e voltar. Mas nem tudo está perdido. A solução para jantar de chinelo e cabelo salgado é o divertidíssimo pub do Noosa Surf Club (cada praia na Austrália tem o seu “surf club”, que na verdade é o clube dos salva-vidas, não dos surfistas — o mais bacana de todos os surf clubs que frequentei na Austrália é certamente o de Noosa).

O jeitinho da hasting StreetO jeitinho da Hastings Street

9. Quando cansar do frenesi-glamour da Hastings, uma boa alternativa é Gympie Terrace, a avenida à beira do rio, também repleta de restaurantes (mais democráticos em termos de preço dos que os da Hasting).

10. Essa é imperdível: pertinho de Noosa, numa cidadezinha simpática chamada Eumundi, acontece um mercadinho fantástico às quartas e sábados. Mercadinho não, mercadaço! São barraquinhas e mais barraquinhas vendendo artesanato, roupas lindas, bijuterias supercriativas, prataria e comidinhas deliciosas. Poucas vezes me lembro de ter visto tanta gente jovem, alegre e bela reunida num mercado de rua. Sente o espírito no vídeo ali embaixo. Pois é. Tem a cara de Byron Bay, mas fica pertinho de Noosa… Coisas da vida.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=D9SzqSzebBY?feature=oembed%5D

Está na hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor no mercadinho de EumundiEstá na hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor no mercadinho de Eumundi

O vai e vemO vai e vem

Mercado lotado (mesmo com os termômetros roçando os 35 graus)Mercado lotado (mesmo com os termômetros roçando os 35 graus)

O espírito (artesanal) da coisaO espírito (artesanal) da coisa

Gluten free, por supuestoGluten free, por supuesto

O gênio do forno de pizza acoplado a um carroO gênio do forno de pizza acoplado a um carro

Siga @drisetti no Twitter e no Instagram

Publicidade