Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 jun 2018, 17h13 - Publicado em 18 nov 2011, 15h12
Valparaíso é o segundo destino mais visitado do Chile por estrangeiros – e o primeiro entre os turistas nacionais. Mais do que buscar faixas de areia badaladas para lagartear sob o sol, os visitantes se encantam com o casario colonial do século 19, declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Essa cidade portuária, localizada a 144 km de Santiago, é como uma imensa arena que se debruça sobre o Oceano Pacífico. Repleta de belos morros, considerados como seus principais cartões-postais, esse destino parece seguir no mesmo ritmo dos clássicos elevadores coloridos que deslizam por montanhas íngremes, lotados de moradores locais e turistas.
Outro passeio imperdível é ascender a um dos morros para testemunhar uma das visões mais privilegiadas da região, como a que se tem da sacada da famosa casa de Pablo Neruda.
COMO CHEGAR
Chegando até a capital Santiago, com companhias aéreas como a GOL e a TAM, alugue um carro e dirija por aproximadamente duas horas pela Ruta 68, ou pegue um ônibus da Pullman ou da Turbus.
ATRAÇÕES
A Casa La Sebastiana, antigo lar do poeta Pablo Neruda, é uma das melhores opções para os visitantes da cidade. Por aqui, há diversos cômodos, com explicações interativas sobre seus móveis e objetos.
O passeio pelo Ascensor Reina Victoria conduz até um mercado de artesanato – e ofere uma visão arrebatadora do Oceano Pacífico. Outra bela visão do mar é oferecida pelo Cerro Concepción, com ruas estreitas e charmosas.
O bairro histórico da cidade, por sua vez, reúne casarios charmosos bem conservados. Se, por outro lado, o desejo é apreciar a natureza, as boas pedidas são as caminhadas e os passeios a cavalo pela região, repleta de belos cenários.