Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 jun 2018, 17h13 - Publicado em 18 nov 2011, 16h29
Val GardenaEncastelada sobre os setentrionais picos nevados das Dolomitas, a região do Alto Ádige, na fronteira com Suíça e Áustria, é chamada Selva di Val Gardena. Muita beleza natural, pistas de esqui que permanecem abertas por longos períodos, e típicos pequenos e aconchegantes hotéis de montanha conferem um charme especial a este pedaço da Itália. (Fototeca ENIT/)
Continua após publicidade
Continua após publicidade
1/10 Encastelada sobre os setentrionais picos nevados das Dolomitas, a região do Alto Ádige, na fronteira com Suíça e Áustria, é chamada Selva di Val Gardena. Muita beleza natural, pistas de esqui que permanecem abertas por longos períodos, e típicos pequenos e aconchegantes hotéis de montanha conferem um charme especial a este pedaço da Itália. (Fototeca ENIT)
2/10 Balões se destacam na alva paisagem de Val Gardena . Na volta do passeio, substanciosos e suculentos pratos à base de batatas, carnes de caça e de porco, chucrute e cevada - testemunhos da influência dos vizinhos austríacos e suíços, esperam por você. (Fototeca ENIT)
3/10 A estrada que liga a capital, Bolzano, ao vale, desvenda paisagens belíssimas (Thinkstock)
4/10 A cidadezinha Selva di Valgardena (yanivba/Flickr/Creative Commons)
5/10 Crianças brincando em um monte de neve em Val Gardena (ltangelini/Flickr/Creative Commons)
6/10 Alguns percursos de esqui exigem um dia inteiro de dedicação (uncle-leo/Flickr/Creative Commons)
7/10 Teleférico em Val Gardena (uncle-leo/Flickr/Creative Commons)
8/10 A cidadezinha de Ortisei pertence ao vale de Gardena (pug_girl/Flickr/Creative Commons)
9/10 Vilarejo de Santa Cristina em Val Gardena (Thinkstock)
10/10 No verão a paisagem branca da neve se torna mais colorida e florida em Val Gardena (Thinkstock)
A estrada que liga a capital, Bolzano, ao vale, desvenda paisagens belíssimas a cada uma das curvas que levam às três principais cidades de Val Gardena: Selva di Valgardena, Santa Cristina e Ortisei. Suas pistas são famosas pela prova de descida livre da Copa do Mundo de Esqui Alpino e pela Gardena Ronda, giro de 38 quilômetros por diversas pistas interligadas – é necessário um dia todo de esqui para completar o percurso. O caminho sinuoso também ajuda a dar o clima tranquilo ao vale, mesmo na alta temporada. Ótima pedida para quem quer curtir a neve sem tanta badalação.
Altitude: 1236 a 2450 metros
Pistas: 175 (176 km)
Indicado para: todos os públicos
COMO CHEGAR
Os aeroportos mais próximos são os de Verona, Veneza e Milão, e as estações ferroviárias estratégicas são as de Bolzano (43 km) e Bressanone (38 km), de onde saem trens regionais para Ponte Gardena. Na estação há um serviço de ônibus pra Val Gardena. Um prático serviço de ônibus direto funciona nos aeroportos de Milão e de Verona (www.flytovalgardena.com)