Turku

Por Adrian Medeiros Atualizado em 21 dez 2016, 10h16 - Publicado em 19 abr 2013, 18h15

Às margens do Báltico, Turku é um dos mais populares destinos da Finlândia por conta de sua importância logística. Daque saem ferries que partem para as ilhas Aland e também para Estocolmo na Suécia. Aliás, quando o país esteve sob domínio sueco aqui era sua capital, então conhecida como Abo.

Entre as principais atrações da cidade estão o Castelo de Turku, datado do século 13 e estrategicamente localizado no estuário do rio Aura. Logo ao seu lado está o Forum Marinum, dedicado à vida marinha, contendo inclusive embarcações reais. Outra parada interessante é a Catedral de Turku, a principal igreja para os luteranos finlandeses.

COMO CHEGAR

Há voos regulares entre Turku e Helsinque, assim como Copenhague e Estocolmo. O aeroporto internacional fica a 8 km do centro da cidade.

Para a capital, outras opções são ônibus (2h30 de viagem em ótimas estradas, 25 euros). Por volta do mesmo preço, mas um pouco mais rápido (2h de viagem) pegue um trem. Daqui também é possível comprar passagens ferroviárias para Tampere.

De ferry, a Viking Line te leva a Estocolmo em 9h30.

COMO CIRCULAR

Compre o Turku Card, que dá bons descontos para os museus e principais atrações da cidade, assim como livre acesso ao transporte público local. Há bilhetes válidos por 24 e 48 horas.

 

Informações ao viajante

Línguas: Finlandês,sueco

Saúde: Não há demandas específicas

Melhor época para visitar: Boa parte das atrações e transportes públicos na Finlândia só funcionam entre maio e outubro, a melhor época para curtir a vida social e museus do país. Para quem quer aproveitar esportes de inverno e a aurora boreal, Turku é hub logístico para chegar até Rovaniemi, junto ao Círculo Polar Ártico

Publicidade