Turim

Site: http://www.comune.torino.it

População: 1.500.000 hab

Fuso horário: +4h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Milão 141 km

Primeira capital da Itália unificada (entre 1861 e 1864), Turim é hoje a quarta maior cidade do país (900 mil habitantes e mais 800 mil na zona metropolitana). Nos anos 70, passou por uma forte crise econômica (cujo epicentro foi a decadência da Fiat), mas se recuperou com louvor, transformando-se em um centro cosmopolita, moderno e boêmio. A volta por cima culminou com os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, que apresentou oficialmente ao mundo obras vistosas como o metrô, considerados um dos melhores e mais seguros do planeta, e uma série de museus, praças e edifícios históricos que passaram por processo de revitalização nas últimas três décadas.

Boa parte das atrações de Turim são um retrato da história da própria Itália. Próximo ao Duomo barroco do século 17 (onde está, na Capella della Sacra Sindone, o venerado e controverso Sudário de Turim), estão as ruínas dos muros romanos da cidade, construídos no século 1, um complexo dominado pela Porta Palatina. Pertinho dali, na Piazza Castello, estão dois palácios, o Real (sede da casa de Savoia, família simbolizada pela cor azul, a mesma que embala os jogadores da selação italiana, a Azzura) e o Madama, de um lado barroco e do outro com um jeitão de fortificação medieval. O principal símbolo da cidade, o Molo Antonelliana, já foi um dos edifícios mais altos do mundo; se no princípio era para ser uma sinagoga, hoje suas icônicas formas abrigam o Museu do Cinema. Não deixe de ir também ao Museu Egípcio, com sua vasta coleção de papiros e estátuas, e a Galleria Sabauda.

Turim fica bem no coração da região noroeste da Itália, compreendendo o Vale d’Aosta e o Piemonte. Ao norte ficam os Alpes (e a passagem terrestre do túnel do Mont Blanc, em direção à França). Se a cidade é a força motriz da economia da região, urbana, industrial e cosmopolita, seus arredores apresentam encantadores campos, castelos históricos, boas atividades ao ar livre junto aos montes Cervino e Rosa, um passeio clássico para além da fronteira com a Suíça para visitar o Hospício de São Bernardo (local de origem dos famosos cães salva-vidas), as ruínas romanas de Aosta e, um pouco mais além, uma viagem combinada à capital italiana da moda, Milão.

COMO CHEGAR

Turim conecta-se a algumas cidades europeias pelo aeroporto que fica a apenas 6 quilômetros do centro.

Informações ao viajante

Línguas: Italiano

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s