Trujillo

Site: http://www.trujilloperu.com/ População: 800.000 hab Fuso horário: -2h (horário de Brasília) DDD: 005144 Distância de outras cidades: Lima 560 km, Chiclayo 205 km, Cajamarca 290 km, Cusco 1.649

A cidade de Trujillo, no norte do Peru, serve de base para a exploração de sítios arqueológicos pré-incaicos de valor histórico inestimável. Antes do domínio inca, a região viu florescer as culturas moche (mochica), chimú e lambayeque (sicán). No eixo que a une a Chiclayo têm sido feitas as descobertas arqueológicas recentes mais importantes na atualidade.

Trujillo fica a 560 quilômetros ou uma hora de voo da capital do país, Lima. Tem cerca de 800 mil habitantes e é berço do poeta César Vallejo (1892-1938), considerado um dos mais importantes autores latino-americanos do século 20.

Capital do departamento de La Libertad, Trujillo foi uma das primeiras cidades fundadas pelos espanhóis na América do Sul. Diego de Almagro (1475-1538) a batizou no dia 6 de dezembro de 1534 em homenagem à cidade homônima de Extremadura, na Espanha, terra natal do conquistador Francisco Pizarro (1476-1541).

Atualmente, Trujillo vive da cana de açúcar e, em segundo plano, do turismo. Muitos atrativos arqueológicos cercam a cidade, que está a poucos quilômetros das Huacas del Sol y de la Luna, do complexo de El Brujo e da cidade de barro de Chan Chan (Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1986), entre outros. A região também concentra importantes e modernos museus que preservam o rico acervo extraído das escavações.

COMO CHEGAR

As companhias aéreas LAN Perú (www.lan.com), Star Peru (www.starperu.com) e Peruvian Airlines (www.peruvianairlines.com) operam voos diários entre Lima e Trujillo. Por terra, a viagem dura cerca de oito horas pela Rodovia Panamericana.

Informações ao viajante

Línguas: Espanhol

Saúde: Autoridades peruanas podem exigir dos turistas brasileiros a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou profilaxia contra a febre amarela. Aconselha-se a vacinação com uma antecedência mínima de dez dias antes da partida

Melhor época para visitar: Qualquer época do ano é boa para visitar o Peru. Por causa de seu clima ameno, Trujillo é apelidade de "Cidade da Eterna Primavera"

Publicidade