Sófia
Uma senhora cheia de vida. Se Sófia, a capital e maior cidade da Bulgária, tivesse que ser definida em poucas palavras, essa seria certamente a melhor escolha.
Os primeiros traços de sua história datam de mais de dois mil anos atrás. Ao longo dos séculos, a cidade foi dominada pelos povos trácios, romanos e turcos. Mas foi no início do século 20, com a consolidação do regime comunista, que sua identidade passou a ganhar as formas como conhecemos hoje. Por todos os cantos, é possível ver elementos da arquitetura russa em suas construções bem preservadas.
Hoje, a capital luta para ter sua própria identidade e atrair mais turistas à região do Leste Europeu. Suas atrações são repletas de cores vivas, arte, história e cultura. A vida noturna agitada é outro grande atrativo, reforçando a atmosfera jovem do local.
COMO CHEGAR
Vôos da companhia aérea Lufthansa fazem conexão em cidades da Alemanha antes de chegar à capital da Bulgária.
ATRAÇÕES
A Catedral de Alexandre Nevsky é um dos grandes cartões-postais da cidade. Erguida em estilo neobizantino, ela conta com uma riqueza de detalhes impressionante. Outra opção é a Catedral Russa de São Nicolau, cujo atrativo são os detalhes internos.
É na praça principal que está uma das mais belas contruções de Sófia: o edifício da Assembleia Nacional. Para conhecer um pouco mais da vida cultural da cidade, visite o Instituto Nacional de Arqueologia, com inúmeros tesouros expostos em seu acervo, e o Teatro Nacional de Ivan Vazov, cuja bela arquitetura casa bem com o parque que o cerca. Sua programação inclui peças de gêneros diversos.
RESTAURANTES
Visite o Raketa Rakia Bar, com decoração e ambiente agradáveis. O lugar é considerado por muitos como a síntese da gastronomia búlgara.
O Sunmoon, por outro lado, tem opções vegetarianas e uma boa carta de vinhos orgânicos. Se o desejo é provar receitas de outros países, tente o italiano Il Viaggio ou os indianos Taj Mahal e Kohinoor.
Por Camila Honorato | 16/9/2015
LEIA MAIS:
• As atrações mais imperdíveis do Leste Europeu
Informações ao viajante
Línguas: Búlgaro
Saúde: Para entrar na Bulgária, nenhuma vacina é obrigatória.
Melhor época para visitar: O ano todo