Serra da Capivara

Por Adrian Medeiros Atualizado em 10 nov 2021, 17h31 - Publicado em 7 nov 2011, 10h40

Na Serra da Capivara, visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Mundial da Unesco, é uma verdadeira viagem às origens da civilização na América. Dono de uma paisagem única, com cânions, baixões e serras, e de uma enorme concentração de arte rupestre pré-histórica (com pinturas que têm entre 6 mil e 12 mil anos), ele é um dos mais bem-estruturados parques do país. Guias treinados, obrigatórios na visita, ajudam a compreender os significados dos desenhos. A base para visitar o Parque Nacional é a modesta São Raimundo Nonato, distante 41 km, com boa estrutura de serviços.

COMO CHEGAR

Saindo da capital Teresina, parta pela BR-316 até pouco depois de Monsenhor Gil. Saia à direita pela PI-224. Continue na via, que muda de nome para PI-236. Vá até o final e entre à direita na BR-230 e, logo em seguida, em Oeiras, saia à esquerda pela PI-143. Em Simplício Mendes, vire à direita na BR-020 e percorra a via até a Serra da Capivara.

O QUE FAZER

Dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara, o passeio no Circuito Baixão da Pedra Furada é o que os guias mais fazem com turistas de primeira viagem. Outros ótimos circuitos são o Desfiladeiro da Capivara, o Baixão das Andorinhas e o da Serra Branca. Para os aventureiros, a trilha Interpretativa Hombu, a da Energia, e os Circuitos Esportivos da Chapada são uma boa opção.

Publicidade