São Tomé das Letras
O calçamento rústico, as construções de pedra, as cachoeiras e o misticismo ainda atraem um bocado de turistas. Por aqui, é muito comum encontrar comerciantes negociando artigos como apanhadores de sonhos, amuletos, incensos e pedras preciosas – o que reforça a atmosfera esotérica que fez a fama do local.
Considerada uma das cidades mais altas do país, São Tomé é o lar de inúmeras trilhas e cachoeiras, ideais para quem procura turismo de aventura. Se o desejo é fazer um roteiro mais romântico, passeie pelas ruas estreitas, repletas de lojinhas bacanas e bons restaurantes, e se hospede em uma das muitas pousadas de charme que marcam o local.
Atrações
Cachoeiras como a Véu de Noiva e a do Vale das Borboletas estão entre as mais bonitas da cidade. Apesar de ser o lar de inúmeros jovens que praticam saltos e mergulhos, os lugares também são cercados por visitantes em busca de sossego, que vão até a região para meditar.
A Gruta do Sobradinho é perfeita para quem gosta de caminhadas. Mas é bom avisar: as pedras úmidas são extremamente escorregadias. Os picos da Casa da Pirâmide e da Pedra da Bruxa, por outro lado, oferecem uma ótima visão da cidade, sobretudo no pôr-do-sol.
Na Ladeira do Amendoim, não estranhe ao se deparar com turistas descendo de costas pela rua íngreme: por alguma razão inexplicável, a sensação é de estar subindo. Outro episódio que ganha ares sobrenaturais é o que ocorre ao estacionar o carro em um ponto morto, visto que ele continua a se movimentar.
Restaurantes
Muitos dos estabelecimentos da cidade dão uma sensação de acolhimento graças à comida servida em casas antigas, de arquitetura colonial. A maioria deles oferece comida mineira farta e opções como pizza e truta na pedra. O Alquimista é uma das boas pedidas, com uma carne de panela extremamente macia.
De malas prontas? Contrate um seguro viagem e não corra o risco de passar aperto longe de casa; clique aqui.