Rotorua
Rotorua, no centro da Ilha Norte da Nova Zelândia, no distrito de Bay of Plenty, é bastante conhecida por seus parques e atrações geotermais. Entre os mais conhecidos estão os parque Te Puia, Waimangu Volcanic Village e Waiotapu, todos com tours organizados disponíveis e boa sinalização. A intensa atividade de seus gêiseres e piscinas de água quente atraem milhares de turistas para a região, mas elas não são a única atração por aqui. Pesca, rafting, mountain biking, jetboats, trekkings e canoagem são outras opções bem bacanas na área, repleta de belos lagos, bosques e infraestrutura bem montada para camping e trailers.
Berço do povo maori Te Arawa, Rotorua possui também atrações culturais como performances de dança, banquetes com comidas tradicionais e a vila Ohinemutu para se aprofundar um pouco mais nos costumes nativos. Uma turma um tanto mais diferente (e menores) também tem atraído pessoas para cá. Hobbiton, a cidade-cenário utilizada como locação da trilogia Senhor dos Anéis. Não fica muito perto (são 72 km de distância), mas há operadoras que organizam o tour.
No inverno, a pedida é explorar as pistas de snowboard e esqui do Monte Ruapehu, 180 km ao sul. E, como não podia deixar de ser, a região de Rotorua, deitada sobre um sítio entremeado de fontes termais, possui dezenas de hotéis e spas que possuem tratamentos de beleza e relaxamento diversos.
COMO CHEGAR
O aeroporto de Rotorua (ROT, www.rotorua-airport.co.nz), 11 km a nordeste do Centro, às margens do Lago Rotorua, é servido por voos vindos de Auckland, Wellington, Christchurch, Queenstown e Sydney, na Austrália, todos com a Air New Zealand. Do terminal para os hotéis é possível pegar táxi, van, alugar carro ou ônibus público.
Para chegar de carro à cidade a partir de Auckland a via mais comum é a rodovia interestadual 27 (237 km de distância). Há ônibus das companhias Intercity (www.intercity.co.nz) e Naked Bus (www.nakedbus.com) para Auckland (4 horas, desde $ 25) e Wellington (8h30, desde $ 32), entre outros destinos.
Informações ao viajante
Línguas: Inglês
Saúde: Para entrar na Nova Zelândia, nenhuma vacina é obrigatória.
Melhor época para visitar: A boa atividades na região o ano inteiro, do esqui no inverno a atividades aquáticas no Lago Rotorua no verão