Ravello

População: 2.516 hab Fuso horário: +4h (horário de Brasília) DDD: 089 Distância de outras cidades: Amalfi: 7,5 km; Positano: 23 km; Nápoles: 62 km.

Os jardins de Ravello, na Costa Amalfitana, são pequenos paraísos com vistas deslumbrantes da região. Pequena, silenciosa e elegante, a comuna guarda construções antigas e bem conservadas em meio às suas ruas estreitas, à beira do Mar Tirreno. 

Na Villa Rufolo, localizada logo na entrada do destino, é organizado o Ravello Festival. Idealizado em 1953 como um festival de música, ele tinha por objetivo homenagear o compositor Wagner, que se inspirou nos jardins para um dos cenários de sua ópera Parsifal. Além das apresentações voltadas para a música clássica, também há mostras de cinema, arte e literatura para entreter os visitantes. 

Também espetacular é a Villa Cimbrone, marcada por estátuas e lindas flores. Criado em 1905 pelo lorde inglês Grimthorpe, o lugar revela uma atmosfera tranquila que já atraiu até mesmo à atriz sueca Greta Garbo, que veio em busca de paz nos seus jardins. O ponto alto do local são os bustos de pedra do Belvedere dell’Infinito.

COMO CHEGAR

De Nápoles, é possível pegar um trem da Ente Autonomo Volturno para Sorrento, ou um da Trenitalia para Salerno. Para se mover entre os lugarejos da costa, utilize os ônibus da Sita.

ATRAÇÕES

A região oferece diversas opções de passeios de barco, ideiais para casais apaixonados. Vale esticar até a charmosa igreja de pedra Duomo di Ravello, dedicada à Nossa Senhora. Localizada em uma praça singular, ela guarda mosaicos interessantes em seu interior. 

Para fazer compras, opte pela lojinha Ceramiche d’Arte Carmela. Há diversas peças de cerâmica bem confeccionadas, entre itens de cozinha e decoração. 

RESTAURANTES

A gastronomia é um dos pontos fortes da região, com várias casas que servem massas e frutos do mar – a síntese perfeita da culinária italiana. No Rosselini’s, a carta de vinhos é um dos grandes destaques. No Al Ristoro del Moro, a visão espetacular combina com as deliciosas lagostas da casa. 

Se quiser um lugar mais discreto e com bom custo benefício, vá ao Sisina’s Snack Bar. Se optar por pizza, a Da Nino Pizzeria tem bons sabores a preços justos e opções de comida caseira. 

Atualizado em 11/9/2015

LEIA MAIS

Os destinos de praia mais incríveis da Itália

As mais belas praias do Mediterrâneo

Informações ao viajante

Línguas: Italiano

Saúde: Para entrar na Itália, nenhuma vacina é obrigatória.

Melhor época para visitar: No verão, com o sol a pino acima do Mediterrâneo. Na estação, há boas opções de passeios de barco.

Publicidade