Pisa
Projetada para ser um campanário do Duomo, a Torre de Pisa, toda de mármore, começou a ser construída no século 12. À época, sem recursos para avaliar a instabilidade do solo, logo que a construção chegou ao terceiro andar, começou a inclinar. Hoje uma das cidades mais visitadas da Itália, Pisa deve muito a esse erro dos criadores (há controvérsias sobre quem seriam) de seu maior ícone. Não fosse pelos famosos 4 graus de inclinação, boa parte das hordas de turistas que invadem a cidade anualmente não teria a oportunidade de saber que a torre é apenas o highlight do Campo dei Miracoli, uma fantástica praça que mais parece um mostruário de belezas. Tampouco viriam a conhecer esse lugar agradável e moderno que na Idade Média foi potência marítima comparável a Gênova e Veneza.
COMO CHEGAR
O aeroporto internacional de Pisa, Galileo Galilei (www.pisa-airport.com) é o principal aeroporto da região e dele saem voos diários para as principais cidades europeias.
A Compagnia Pisana Trasporti (www.cpt.pisa.it) só tem ônibus para trajetos curtos. Se você pretende uma conexão com uma cidade mais distante, prefira trem ou avião. Pisa é ligada por trem a Florença, Roma, Livorno, Pistoia e Lucca. A viagem para Florença dura pouco mais de uma hora.
Informações ao viajante
Línguas: Italiano
Saúde: Para entrar na Itália, nenhuma vacina é obrigatória.
Melhor época para visitar: De maneira geral, a primavera (março a junho) e o outono (setembro a dezembro) são agradáveis, com temperaturas moderadas.