Outback
Fuso horário: +12h (horário de Brasília)
Distância de outras cidades: Sydney 2.785 km, Melbourne 2.259 km, Brisbane 2.995 km, Darwin 1.498 km, Perth 3.608 km, Adelaide 1.532 km, Cairns 2.307 km
-
1. Cockburn Ranges, El Questro, Kimberley, Austrália
zoom_out_map
1/10 Cockburn Ranges, na Austrália Ocidental (Tourism Western Australia Copyright/Frances Andrijich)
-
2. Uluru Kata Tjuta National Park (Ayers Rock), Alice Springs, Austrália
zoom_out_map
2/10 O monolito Uluru (Ayers Rock) é uma montanha sagrada para os povos nativos da região (Tourism Australia/Masaru Kitano snaK Productions/Reprodução)
-
3. Uluru (Ayers Rock), Alice Springs, Austrália
zoom_out_map
3/10 A visita ao Uluru (Ayers Rock) deve ser combinada a uma experiência cultural com os povos nativos. Sua cultura vem sendo cada vez mais valorizada pelos australianos (James Fisher/Tourism Australia Copyright)
-
4. O trem Indian Pacific atravessa a paisagem desértica da Autrália
zoom_out_map
4/10 O trem Indian Pacific atravessa a paisagem desértica da Autrália (Divulgação)
-
5. O Outback, grande platô árido com terras avermelhadas, montanhas baixas e vegetação seca, é um dos principais destinos do país
zoom_out_map
5/10 O Outback, grande platô árido com terras avermelhadas, montanhas baixas e vegetação seca, é um dos principais destinos do país para quem resolve deixar as praias para trás (Divulgação)
-
6. O centro cultural Stockmans Hall of Fame, em Longreach, foi inaugurado em 1988 e tem como propósito expor o estilo de vida das áreas rurais da Austrália
zoom_out_map
6/10 O centro cultural Stockmans Hall of Fame, em Longreach, foi inaugurado em 1988 pela rainha Elizabeth II e tem como propósito expor o estilo de vida das áreas rurais da Austrália (Divulgação)
-
7. Experiências com nativos, Darwin, Austrália
zoom_out_map
7/10 É possível aprender um pouco sobre a cultura dos povos nativos em passeios com companhias como a Batji (James Fisher/Tourism Australia)
-
8. Rainbow Valley, na região de Alice Springs, na Austrália
zoom_out_map
8/10 Rainbow Valley, na região de Alice Springs, na Austrália (iStockphoto)
-
9. Alice Springs é a principal cidade da região do Outback
zoom_out_map
9/10 Alice Springs é a principal cidade da região do Outback (Divulgação)
-
10. O maior monolito da Terra, o Uluru, é considerado sagrado pelos povos aborígenes da Austrália
zoom_out_map
10/10 O maior monolito da Terra, o Uluru, é considerado sagrado pelos povos aborígenes da Austrália (Divulgação)
Os australianos o batizaram de Outback (algo como “lá atrás”, em tradução livre). Esse grande platô árido com terras avermelhadas, montanhas baixas, vegetação seca e com animais peçonhentos é um dos principais destinos da Austrália para quem resolve deixar as praias para trás, e possivelmente um dos mais inesquecíveis em todo o país.
É aqui que estão Kata Tjuta, que se eleva de uma planície no meio do deserto, ou a Ayers Rock, o maior monolito do mundo, conhecido como Uluru pelos aborígenes.
É nessa região que as tradições desses povos que habitam o continente há pelo menos 40 mil anos se tornam mais evidentes. Alice Springs, a principal cidade da região, foi fundada no fim do século 19, quando a estação da rede telegráfica que interligava o país foi construída.
Na Telegraph Station Historical Reserve estão equipamentos originais e prédios daquela época. O Alice Springs Desert Park reúne espécies raras e ameaçadas de extinção – e uma balada em pleno deserto.
COMO CHEGAR
O Outback é mais fácil de alcançar se você quiser deixar as praias um pouco de lado e tiver disposição de enfrentar muito calor. A experiência vale mais a pena se você se afastar do litoral rumo ao interior do país a bordo de um veículo utilitário, que o auxiliará nos tortuosos caminhos por estradas de terra.
Uma outra ideia é já partir do interior, como de Alice Springs, que está a menos de 500 quilômetros de Uluru, o monolito. Chega-se à cidade de avião pela Qantas (www.qantas.com.au) e também de ônibus, boa pedida especialmente se você optar por uma companhia que saia ou chegue na cidade parando nos melhores pontos turísticos – a exemplo da Greyhound Australia (www.greyhound.com.au), a Desert Venturer (www.desertventurer.com.au) e a Wayward Bus Touring Company (www.waywardbus.com.au).
HOTÉIS PERTO DE ULURU
O Longitude 131 é o suprassumo do glampling, com espetaculares tendas de design com vista panorâmica para a Pedra Uluru, restaurante de alta cozinha e piscina – todos os ótimos passeios guiados, as refeições (inclusive jantar ao ar livre no deserto) e as bebidas estão incluídos na diária.
O Outback Pioneer Lodge é uma alternativa boa e mais acessível.
Veja no Booking.com outras opções de hospedagens em Ayers Rock (Uluru).
Atualizado em outubro de 2015.
LEIA MAIS
• Guia de viagem: Austrália
• Guia de viagem: Sydney
• Um tour pelo melhor da Austrália, com deserto, metrópoles, praias e mergulho
• Viaje nas fotos dos patrimônios mundiais da Austrália
• Austrália: o roteiro ideal para duas, três ou quatro semanas