Outback

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h15 - Publicado em 23 set 2011, 18h04

Os australianos o batizaram de Outback (algo como “lá atrás”, em tradução livre). Esse grande platô árido com terras avermelhadas, montanhas baixas, vegetação seca e com animais peçonhentos é um dos principais destinos da Austrália para quem resolve deixar as praias para trás, e possivelmente um dos mais inesquecíveis em todo o país.

É aqui que estão Kata Tjuta, que se eleva de uma planície no meio do deserto, ou a Ayers Rock, o maior monolito do mundo, conhecido como Uluru pelos aborígenes.

É nessa região que as tradições desses povos que habitam o continente há pelo menos 40 mil anos se tornam mais evidentes. Alice Springs, a principal cidade da região, foi fundada no fim do século 19, quando a estação da rede telegráfica que interligava o país foi construída.

Na Telegraph Station Historical Reserve estão equipamentos originais e prédios daquela época. O Alice Springs Desert Park reúne espécies raras e ameaçadas de extinção – e uma balada em pleno deserto. 

COMO CHEGAR

O Outback é mais fácil de alcançar se você quiser deixar as praias um pouco de lado e tiver disposição de enfrentar muito calor. A experiência vale mais a pena se você se afastar do litoral rumo ao interior do país a bordo de um veículo utilitário, que o auxiliará nos tortuosos caminhos por estradas de terra.

Uma outra ideia é já partir do interior, como de Alice Springs, que está a menos de 500 quilômetros de Uluru, o monolito. Chega-se à cidade de avião pela Qantas (www.qantas.com.au) e também de ônibus, boa pedida especialmente se você optar por uma companhia que saia ou chegue na cidade parando nos melhores pontos turísticos – a exemplo da Greyhound Australia (www.greyhound.com.au), a Desert Venturer (www.desertventurer.com.au) e a Wayward Bus Touring Company (www.waywardbus.com.au).

HOTÉIS PERTO DE ULURU

O Longitude 131 é o suprassumo do glampling, com espetaculares tendas de design com vista panorâmica para a Pedra Uluru, restaurante de alta cozinha e piscina – todos os ótimos passeios guiados, as refeições (inclusive jantar ao ar livre no deserto) e as bebidas estão incluídos na diária.

O Outback Pioneer Lodge é uma alternativa boa e mais acessível.

Veja no Booking.com outras opções de hospedagens em Ayers Rock (Uluru).

Atualizado em outubro de 2015.

LEIA MAIS

Guia de viagem: Austrália

Guia de viagem: Sydney

Um tour pelo melhor da Austrália, com deserto, metrópoles, praias e mergulho

Viaje nas fotos dos patrimônios mundiais da Austrália

Austrália: o roteiro ideal para duas, três ou quatro semanas

Informações ao viajante

Línguas: Inglês

Saúde: É exigida apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou profilaxia contra a febre amarela. Aconselha-se a vacinação com uma antecedência mínima de dez dias antes da partida.

Melhor época para visitar: A Austrália vive as estações do ano simultaneamente ao Brasil. Nessa região de deserto, a temperatura chega aos 45ºC no verão e a -5ºC no inverno, portanto a melhor época para ir é na primavera ou no outono.

Publicidade