Niagara Falls (Cataratas do Niágara)

Site: http://www.niagarafallstourism.com

População: 80.000 hab

Fuso horário: -2h (horário de Brasília)

Distância de outras cidades: Toronto 130 km

Localizada a 130 km de Toronto, Niagara Falls é uma cidadezinha à beira do rio bem entre os enormes lagos Erie e Ontario. Tudo por aqui gira em torno de uma só coisa: as Cataratas do Niágara. Há três quedas, uma, em forma de arco, a Horseshoe (ferradura de cavalo) é a mais conhecida e é dividida entre os Estados Unidos e o Canadá. Uma outra, de perfil mais retilíneo e com rochas lançando-se sobre as espumas brancas, fica do lado norte-americano e é conhecida como Americanas. A terceira, muito menor, dominada pela vizinha Americanas, é chamada de Bridal Veil. Em bom português a tradução é Véu de Noiva. Ou seja, são tão criativos como nós na hora de batizar uma cachoeira.

Há muitas formas de explorar as cascatas, seja em uma excursão organizada bem junto às quedas (tal como os clássicos personagens de capas amarelas do Pica-Pau), sobrevoando a região em voos de helicóptero ou em barcos que chegam bem junto à turbulência das águas, os Maid of Mist.

COMO CHEGAR

O aeroporto comercial mais próximo é o Buffalo-Niagara International Airport (BUF), que possui alguns voos para as maiores cidades do EUA. São somente 30 minutos de táxi até as cascatas.

De carro, Toronto é a cidade canadense mais próxima e é um passeio de um dia bem fácil. São apenas 1h30 de viagem pela Queen Elizabeth Way, margeando o lago Ontario. Dali, companhias de ônibus como Greyhound e Coach Canada possuem muitas saídas diárias, das 4h às 23h, em ambos os sentidos.

NIAGARA PARKWAY

A estrada de 56 km ao longo do rio Niágara possui diversos pontos de observação. Ao sul, ele começa junto ao Forte Erie, construído pelos britânicos em 1764. Junto às cataratas, o elevador White Water Walk leva os turistas junto às águas. Ele passa ainda junto ao Niagara Whirpool e à reserva natural Niagara Glen antes de terminar na charmosa cidade de Niagara-on-the-Lake, repleta de elegantes casas georgianas do século 19

CURIOSIDADES

– Do outro do rio há outra cidade chamada Niagara Falls, no estado de Nova York, Estados Unidos. Atenção portanto na hora de fazer uma reserva de hotel ou na hora de comprar uma passagem de ônibus.

– As uvas niágara, quase um sinônimo de uva branca “mais de mesa” no Brasil, são originárias desta região.

– As cataratas são resultado de um processo geológico que ainda está em andamento. Quando houve a retração das geleiras ao fim da última era glacial — cerca de 12 mil anos atrás — as águas do lago Erie acharam um meio de vencer as escarpas que a separavam do lago Ontário. 

– A taxa de erosão provocada pelas águas junto às frágeis rochas é de 30 cm ao ano. Estima-se assim que em poucos séculos as duas cascatas, hoje separadas pela ilha Goat, serão unidas.

– Desde meados do século 19, dezenas de pessoas já tentaram descer as quedas dentro dos mais variados artefatos, de barris a colchões de ar. Como dá para imaginar, nem todas escaparam com vida. 

Informações ao viajante

Línguas: Inglês e francês

Saúde: Não há restrições


Melhor época para visitar: Não há melhor estação para conhecer a região, apesar das temperaturas caírem abaixo de zero entre dezembro e março

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s