Nazaré

Por Adrian Medeiros Atualizado em 19 jun 2018, 17h13 - Publicado em 31 out 2011, 09h36

Geograficamente, Nazaré está situada em um vale no sudeste da Galileia, a 157 quilômetros ao norte de Jerusalém. Historicamente, foi aqui que o Anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria que ela geraria uma criança e onde Jesus passou sua infância com os pais. Segundo centro de peregrinação mais procurado de Israel (depois de Jerusalém), Nazaré reúne uma das maiores concentrações demográficas de árabes em Israel, muçulmanos e cristãos, em seus 65 mil habitantes. Igrejas, monastérios e conventos são mantidos por diferentes denominações religiosas, como católicos romanos, anglicanos, ortodoxos gregos e protestantes. No local onde Gabriel teria aparecido a Maria, desde 1969 existe a Basílica da Anunciação, um dos pontos mais visitados da cidade – a gruta em seu interior é a área mais sagrada de lá. Um dia é suficiente para conhecer Nazaré. Não deixe de fazer uma visita ao tradicional mercado árabe e, caso queira prosseguir na rota religiosa, há ainda a Igreja de São José, ao norte, próximo ao convento dos franciscanos, construída em 1914, e, na mesma região, a Igreja de São Gabriel, datada de 1787. 

COMO CHEGAR

O serviço de ônibus Egged liga Nazaré a Tel Aviv (linha 823, múltiplas saídas diárias, duração de 3h) e Jerusalém (linha 955, duas vezes ao dia, duração de 2h30), com exceção ao Sabbat e a feriados nacionais. Cheque o site da Egged para ter a tabela de horários mais atualizada.

Informações ao viajante

Línguas: Árabe,hebraico

Melhor época para visitar: De abril a outubro ocorre a estação seca, com temperaturas mais amenas. De fevereiro a março a região da Galileia fica florida e agradável, apesar das chuvas.

Publicidade