Lyon

Site: http://www.lyon-france.com População: 1.100.000 hab Fuso horário: +4h (horário de Brasília) DDD: 4 Distância de outras cidades: Paris 465 km, Marselha 315 km, Mônaco 492 km, Chamonix 225 km, Genebra 150 km

Expandida a partir dos encontro dos rios Ródano e Saône, Lyon, quando ainda era conhecida como Lugdunum, foi a capital da Gália durante o Império Romano. A influência que exerceu naquele período se perpetuou e posteriormente a cidade se transformou em um importante centro comercial, especializando-se em produtos como seda a partir do século 18.

Até hoje a terceira maior cidade francesa (atrás de Paris e Marselha) é a capital mundial do tecido, o que explica a presença em seu centro tanto de antigos ateliês quanto de algumas das grifes mais badaladas.

Embora tenha mais de 2 mil anos de história, Lyon não vive só do passado. Em seu complexo urbano se destacam os edifícios medievais do centro antigo (Vieux Lyon), mas também há espaço para um bairro como Part-Dieu, um dos maiores e mais ativos polos econômicos da França.

Em Lyon vive o chef-celebridade Paul Bocuse, cujo restaurante L’Auberge du Pont de Collonges, com três estrelas Michelin, fica 4 quilômetros ao norte. Por essas e por outras, a região é considerada a principal centro gastronômico francês.

COMO CHEGAR

Lyon é acessível via aérea, com desembarque no aeroporto Saint-Exupéry. A cidade é servida pela SNCF e a viagem com TGV leva duas horas para Paris e cerca de uma hora e meia para Marselha.

Lyon é uma importante porta de entrada para o sudeste francês e suas excelente rodovias a conectam com o Mediterrâneo, os Alpes, Suíça e Itália.

Atualizado em 11/2/2016.

LEIA MAIS

+ Saiba quais são os passeios imperdíveis de Lyon

+ Veja fotos encantadoras da cidade

Paris, Lyon, Avignon: conheça as cidades de luz na França

+ Fotos: as mais belas praias do mar Mediterrâneo

Informações ao viajante

Línguas: Francês

Saúde: Para entrar na França, nenhuma vacina é obrigatória.

Melhor época para visitar: O verão concentra boa parte dos eventos culturais da região e a cidade serve como excelente trampolim tanto para os Alpes como para o Mediterrâneo.

Publicidade